As prévias carnavalescas continuam em João Pessoa e, nesta quinta-feira (16), o Bloco da Saudade anima o Folia de Rua ao som do axé e do frevo, a partir das 19h, na Praça Castelo Branco. No mesmo dia ainda desfilam mais quatro blocos pelas ruas da Capital: Jacaré do Castelo, Canto do Tetéu, Viúvas do Bela Vista e Galo do Treze de Maio.
O Bloco da Saudade, que originalmente surgiu no bairro Cidade dos Funcionários, há 12 anos, foi fundado por Zélia Gama (in memoriam) e se concentra na Praça Castelo Branco – por trás do Mercado Público. As atrações são a Banda Tracundum e Orquestra de Frevo Splok.
Segundo o presidente do bloco, Júlio César, o homenageado deste ano será o radialista Bernardo Filho (in memoriam), vice-presidente da Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba, que faleceu em 2016 vitima de um infarto aos 69 anos. Bernardo passou por vários veículos de comunicação e como antigo morador do Castelo Branco sempre abriu espaço para reivindicar benefícios para o bairro.
O jornalista Fábio Bernardo, filho de Bernardo Filho, fala sobre a homenagem. “Muito honrado! Meu pai morou a maior parte de sua vida no Castelo Branco, inclusive na Rua Hortêncio Ribeiro (local da concentração). Como profissional de imprensa e morador do bairro, sempre lutou por melhorias para todos os moradores do Castelo Branco. A nossa família, a família Bernardo, está lisonjeada com essa homenagem”.
O morador do Castelo Branco Francisco de Assis, conhecido no bairro como Kiko, participa do Bloco da Saudade desde a sua criação. “Eu participo desde a fundação do bloco. Esse ano já tô me organizando com a família e os amigos pra gente brincar esse carnaval. De volta a alegria”.
Ainda no Castelo Branco, os foliões também terão a opção do bloco do Jacaré do Castelo, das 19h às 23h. A concentração é na Praça Natércio Fernandes da Cunha, Castelo Branco II. A festa será animada pela Orquestra Baile Tambaú e Orquestra Ipanema, celebrando os 18 anos do bloco.
Já o Canto do Tetéu começa a festa mais cedo, a partir das 16h, no Parque Parahyba – Jardim Oceania. A animação fica por conta da Orquestra Frevo Levado e do cantor Walter Luis, fundador do bloco. O bloco surgiu em 1992 criado por um grupo de amigos que participavam do Encontro de Casais com Cristo, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. “Tetéu é um pássaro conhecido por não dormir e o nosso grupo tinha essa identificação por fazermos muitas pastorais, as vezes, até madrugada”, relembra Walter Luís.
Faz anos que a cantora Clauriana Fernandes, da Banda Primeiro Sol, participa do Bloco do Tetéu cantando no palco. “Eu participo do Bloco do Tetéu há cinco edições, contando com esse ano. Gosto muito. O bloco valoriza muito as músicas mais tradicionais, como as marchinhas de carnaval e o frevo”, disse.
Nesta quinta-feira, ainda, desfila o bloco as Viúvas do Bela Vista. A concentração começa às 18h30, na Praça do Riso, no Conjunto Bela Vista. As atrações são Marah Neves e Orquestra Paulistana.
O Galo do 13 de Maio se concentra na Praça Assis Chateaubrind, no bairro Treze de Maio, a partir das 19h, e terá como atrações Polyana Resende e Orquestra de Frevo Mestre Quimba.
Programação do Projeto Folia de Rua desta quinta-feira (16):
16h – Canto do Tetéu
Local: Parque Parahyba I (Jardim Oceania)
Atrações:
Walter Luis e Banda
Orquestra Frevo Levado
18h30 – Viúvas do Bela Vista
Local: Praça do Riso (Conjunto Bela Vista)
Atrações:
Marah Neves
Orquestra Paulistana
19h – Galo do 13 de Maio
Local: Praça Assis Chateaubriand (13 de Maio)
Atrações:
19h – Jacaré do Castelo
Local: Praça Natércio Fernandes da Cunha (Castelo Branco)
Atrações:
Orquestra Baile Tambaú
Orquestra Ipanema
19h – Bloco da Saudade
Local: Praça Castelo Branco
Atrações:
Tracundum
Orquestra SPLOK
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online