Quando o assunto é se dar bem no Enem, não tem outro jeito. Os candidatos precisam se dedicar aos estudos. Mas se mesmo assim, der aquele “branco” na hora da prova, também dá pra chutar no Enem de forma consciente. O que não pode ser feito de jeito nenhum é responder questões sem ter certeza só para terminar a prova a tempo.
Se esse apagão acontecer na hora da prova, dá pra usar as dicas do professor de matemática Plácido Borba. Mas atenção! Ele explica que a chance de um aluno acertar uma questão “chutando” é somente de 20%.
📝 TREINE REDAÇÃO E RECEBA CORREÇÃO DE GRAÇA SOBRE OS TEMAS:
A formais mais “indicada” de chutar no Enem é por meio de eliminação. Para fazer isso, o participante precisa desconsiderar respostas que não fazem sentido ou mesmo que não estejam dentro do contexto da pergunta.
E nem precisa falar que prestar muita atenção no enunciado e estar fera em compreensão e interpretação também faz toda a diferença nessa hora, não é?
Voltando à técnica, o raciocínio é simples: se o aluno tem cinco alternativas de resposta, antes de chegar até a opção certa, ele deve analisar quais são as que estão erradas.
O professor revela que a eliminação de respostas erradas pode aumentar a possibilidade de acerto na hora do chute para 25%. Se duas alternativas forem eliminadas, as chances de acerto sobem para 33%.
Plácido também alerta para que os participantes não deixem questões em branco. Isso pode baixar demais a nota da prova.
“Se for chutar, chute as questões difíceis, pois as fáceis o aluno é obrigado a acertar. No momento em que você acerta uma questão difícil e erra uma fácil, a sua questão difícil está valendo bem menos”, esclarece.
Por último, uma das dicas mais importantes: “chutar” só em último caso. Se for necessário, releia a pergunta e as alternativas com toda a atenção.
Quer ter acesso a mais conteúdos que podem te ajudar a se dar bem no Enem e conseguir a tão sonhada vaga na universidade? Fica de olho no Lá Vem o Enem, que tem material gratuito, em várias plataformas, focado em facilitar a vida de quem tá se preparando para o exame.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba