Formar uma rede de conscientização entre mulheres é uma das estratégias de divulgar as medidas para o diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama. Esta orientação foi reforçada na última segunda-feira (7) pelas mastologistas que integram o projeto Mãos que Apoiam, inciativa do Instituto Unimed João Pessoa que iniciou sua 5ª edição no atendimento de mulheres residentes em comunidades da capital e que estão no perfil de risco para a doença.
Na edição deste ano, o Mãos que Apoiam vai beneficiar 33 mulheres, com idades a partir dos 40 anos e em situação de vulnerabilidade social. Elas serão acompanhadas pelas mastologistas Débora Cavalcante, Tarciane Campos e Lakymê Mangueira, médicas cooperadas da Unimed João Pessoa que atuam como voluntárias no projeto.
A médica Débora Cavalcante reforçou a importância da campanha Outubro Rosa para conscientizar as mulheres, sobretudo nessa faixa etária, para o diagnóstico precoce do câncer de mama e realização da mamografia. Além disso, ela destacou a atuação das mulheres atendidas no projeto como multiplicadoras no combate ao câncer, compartilhando essas informações para outras mulheres. “A partir de agora, elas vão assumir o compromisso de conversar com as amigas, vizinhas e pessoas queridas sobre a importância do diagnóstico precoce e da mamografia todos os anos, a partir dos 40 anos”, disse a mastologista.
E a divulgação dessas ações preventivas entre as mulheres tem dado certo. Roseane Meireles da Silva, uma das beneficiadas pelo projeto do Instituto Unimed JP, ficou sabendo da iniciativa pela vizinha e foi em busca de informações sobre como participar. “Falei com ela e fui no posto de saúde. Depois, me encaminharam para ser atendida pelo projeto. Agora é só se cuidar”, disse a dona de casa, que será acompanhada pela mastologista Tarciane Campos.
Quem também passou pelo Mãos que Apoiam e se comprometeu em continuar fazendo os exames preventivos e falar sobre a importância da mamografia para as amigas e familiares é a dona de casa Judite dos Santos. Ela está entre as 20 mulheres beneficiadas pelo projeto na 4ª edição e conheceu a iniciativa através das vizinhas da comunidade São Rafael, onde mora. “Fui muito bem acompanhada. Posso dizer que quem participa está no céu, porque tem toda a assistência para se cuidar”, acrescentou.
AÇÃO SOCIAL
Ao longo das quatro edições, o projeto Mãos que Apoiam atendeu 70 mulheres. Ao participar, elas recebem acompanhamento médico por 12 meses e, ao longo desse período, terão consultas com as médicas voluntárias e todos os exames complementares e de imagem garantidos pela Unimed JP. Caso seja necessária cirurgia, a paciente realizará o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas continuará assistida pela Unimed JP.
“Estamos chegando ao quinto ano do projeto com mais mulheres beneficiadas e com assistência para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Minha gratidão às médicas cooperadas que se doam para esse projeto e se disponibilizam em ajudar essas pacientes”, reforçou o presidente do Instituto Unimed JP, Laércio Ataíde.
O Mãos que Apoiam é um dos projetos do Instituto Unimed JP, braço social da Unimed JP, que desenvolve diversas iniciativas com foco em saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: PARAIBA.COM.BR