Após reunião realizada na sede da RB, na Itália, a F1 e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiram não seguir adiante com o plano de realizar uma corrida Sprint, só com pilotos novatos, após o término da temporada 2024, em Abu Dhabi. A Comissão da F1, formada pela categoria, a FIA e as equipes, decidiu engavetar a ideia, que pode voltar em 2025, em função dos desafios de organização e logística.
“Foi discutido o conceito de uma ‘corrida de novatos’ a ser adicionada ao calendário de testes pós-temporada de 2024 em Abu Dhabi. Embora o conceito tenha recebido amplo apoio, foi determinado que, devido ao calendário e às restrições organizacionais, o evento não ocorreria em 2024, e as discussões continuarão para formular um conceito e plano potencial para 2025″, afirmou a Comissão da F1 em comunicado.
A ideia de uma corrida Sprint só com pilotos novatos em Abu Dhabi, no teste que já é realizado na semana seguinte ao fim do campeonato surgiu para, com testes cada vez mais restritos, dar mais experiência aos pilotos que estão prestes a assumir a vaga de titular na categoria.
Uma ideia que foi ventilada, mas descartada foi a realização das corridas Sprints com novatos durante o campeonato. Só que alguns problemas foram encontrados, como a impossibilidade de as equipes usarem um terceiro carro, e o risco de um novato bater o carro de um piloto titular e o tirar da corrida principal, e também por não fazer sentido tirar um piloto famoso e experiente da disputa para colocar um novato desconhecido.
Mudanças para 2026 aprovadas
O encontro também serviu para que outras mudanças para o novo regulamento, que entra em vigor em 2026, fossem decididas. Uma delas foi a realização de uma pré-temporada realizada em três baterias de três dias, de olho no desafio imposto pelo novo regulamento de motores.
O regulamento técnico para 2026 também foi alterado no encontro, especificamente nas áreas de desempenho, aerodinâmica e segurança.
O comunicado afirma, sem maiores detalhes, que mudanças acordadas “envolvem um aumento do desempenho aerodinâmico esperado dos carros, após extensa colaboração entre as equipes e a FIA nos últimos meses”
Por fim, foi discutido o regulamento financeiro de 2026, que prevê “uma evolução do atual regulamento atual”.
“Os objetivos dos regulamentos de 2026 são proporcionar um equilíbrio competitivo entre justiça desportiva e sustentabilidade financeira”, afirma o comunicado.
Todas as alterações propostas estão sujeitas à aprovação do Conselho Mundial de Esporte a Motor, que se pronunciará sobre elas na sua próxima reunião na quinta-feira, 17 de outubro.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraiba.com.br