Acontece na próxima quinta-feira (16) a oitava edição do bloco Cinquentinha da UEPB. No retorno do bloco as ruas após dois anos de pandemia, a homenageada será a ativista cultural Eneida Agra Maracajá.
O professor José Cristóvão de Andrade, pró-reitor de Cultura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), explicou durante entrevista que o bloco nasceu no ano em que a universidade completou 50 anos, por isso foi chamado de cinquentinha.
Ele disse que o objeto era reunir as manifestações de folia de rua da cidade em um evento que destacasse para a comunidade da UEPB a cultura e a arte popular.
– O bloco surgiu como uma ponte entre a universidade, o carnaval tradição e o carnaval de rua mostrando a comunidade acadêmica que a festa é na rua. Foi assim que nasceu o cinquentinha em 2016 -contou.
Em entrevista neste sábado (11) o professor informou que o bloco vai desfilar pelas ruas de Campina a partir das 15h. O ponto final é no Museu dos Três Pandeiros, localizado às margens do açude velho, onde a homenagem a Eneida será concluída.
– Nossa homenagem esse ano é a Eneida Agra Maracajá. Pela construção, pelo legado por tudo o que já fez pela cultura popular. Estaremos homenageando uma grande Diva da cultura – pontuou.
O bloco terá como atração principal a cantora Gitana Pimentel que deve animar o percurso.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online