O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu a situação de emergência no município de Vieirópolis, no sertão da Paraíba, em decorrência da estiagem. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (27). O reconhecimento permite que o município solicite recursos do Governo Federal para enfrentar os impactos da seca.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Segundo o MIDR, o processo para a liberação de recursos deve ser realizado por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará as metas e os valores solicitados pelas prefeituras com base nos planos de trabalho apresentados.
Além de Vieirópolis, outras três cidades paraibanas — São José da Lagoa Tapada, São Vicente do Seridó e Sumé — tiveram a situação de emergência reconhecida recentemente pelo mesmo motivo. Entre as ações de defesa civil que podem ser financiadas estão a compra de cestas básicas, água potável, kits de limpeza e de higiene pessoal, entre outros itens essenciais.
Atualmente, o Brasil possui 1.460 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, dos quais 403 são por estiagem, 146 por incêndios florestais e 270 por seca.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM