Centenas de pessoas estão virando hoje, em definitivo, uma página de suas vidas. Durante toda esta segunda-feira (26) a Prefeitura de João Pessoa realiza a mudança dos antigos moradores da comunidade Maria de Nazaré, em Gramame, para o residencial Vista Alegre II, onde foram contemplados com novos apartamentos.
O prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra acompanharam o trabalho das equipes no deslocamento das 147 famílias e demolição dos barracos na área invadida.
“Este é o retrato do nosso compromisso de cuidar de quem mais precisa. Há dois anos visitei esta comunidade e encontrei descrença e falta de esperança de ter moradia digna. Quis Deus que eu tivesse essa oportunidade e agora eles vão ter casa, saúde, educação e qualificação profissional”, afirmou o prefeito.
O vice-prefeito Leo Bezerra falou sobre a missão da gestão de cuidar da cidade. “Quase 600 pessoas estão saindo de uma situação de vulnerabilidade para viver em um lugar digno e isso é motivo de muito orgulho. Era exatamente assim que queríamos conduzir o final do ano, levando respeito e dignidade para as pessoas”, afirmou.
As 147 famílias que viviam na invasão já receberam as chaves do apartamento e puderam passar o Natal na casa nova, no Vista Alegre II, que fica no bairro Colinas do Sul. Agora elas puderam terminar de levar seus pertences e, assim, os barracos podem ser demolidos.
“A Prefeitura está presente em todas as etapas. A gestão não concorda com este tipo de moradia e por isso traz uma grande força-tarefa e o resultado são esses moradores felizes. Não tem nada melhor que ter sua casa própria para cuidar de sua família”, afirmou a secretária municipal da Habitação, Socorro Gadelha.
Maria das Dores da Silva, de 43 anos, viveu no lugar por quatro anos e falou das dificuldades que enfrentou. “Quando chovia tudo alagava. Perdemos muita coisa. Os barracos enchiam, os colchões ficavam boiando, tudo queimava. Agora não tenho palavras para descrever o que eu sinto. Estou sonhando”, afirmou.
Joselita da Silva, de 34 anos, celebrou por agora ter um lar para viver com seus três filhos. “É uma vitória muito grande. A gente tava desanimado, achando que não ia conseguir, nas Deus foi maravilhoso e já passamos o Natal em casa. Os meninos adoraram, não saem da pracinha”, contou sorridente.