Varejo da Paraíba fecha 2022 com maior taxa de crescimento do País

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

Apontando recuperação econômica do setor, o volume de vendas do comércio varejista paraibano fechou o ano passado com a maior taxa de expansão do País.

Dados da Pesquisa Mensal do Comércio divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o volume de vendas cresceu acima de dois dígitos (13,9%) em 2022 sobre o ano anterior, enquanto o País apresentou alta com taxa bem mais modesta (1%).

Conforme os dados do IBGE, 22 das 27 unidades da Federação encerraram o ano de 2022 com resultados positivos. Os cinco Estados que apresentaram as taxas mais expressivas, além da Paraíba (13,9%), foram: Roraima (11,1%), Mato Grosso (8,5%); Alagoas (7,2%) e Rio Grande do Sul (7,1%). Já os cinco Estados que apresentaram as maiores quedas no volume de vendas foram: Pernambuco (-4,1%); Rio de Janeiro (-3,5%); Bahia (-3,4%); Tocantins (-2,1%); e Rondônia (-1,5%).

Entre os segmentos do varejo, a atividade com maior alta de comércio varejista foi o de combustíveis e lubrificantes (16,6%). Mais quatro atividades fecharam o ano com crescimento: livros, jornais, revista e papelaria (14,8%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,3%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (1,7%) e supermercados, alimentos, bebidas e fumo (1,4%).

Já três atividades tiveram queda: outros artigos de uso pessoal e doméstico (-8,4%), móveis e eletrodomésticos (-6,7%) e tecidos, vestuário e calçados (-0,5%).

COMÉRCIO AMPLIADO – No indicador do comércio varejista ampliado –, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e as de material de construção –, a Paraíba também fechou o ano passado na liderança com crescimento de 8,5%, enquanto o País amargou uma queda de 0,6% no segmento.

Os três Estados com maior expansão em 2022, além da Paraíba, foram Roraima (6,8%) e Mato Grosso (6,1%). Já os três maiores recuos foram dos Estados de Pernambuco (-10,1%); do Rio de Janeiro (-4,2%); e do Paraná (-2,7%).


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Neste sábado: Flamengo e Al Ahly disputam o terceiro lugar do Mundial de Clubes

Neste sábado: Flamengo e Al Ahly disputam o terceiro lugar do Mundial de Clubes

Flamengo e Al Ahly disputam o terceiro lugar do Mundial de Clubes neste sábado

Próximo
Bloco Foliões do Ferro se prepara para arrastar multidão em Campina

Bloco Foliões do Ferro se prepara para arrastar multidão em Campina

Foto: Leonardo Silva/ Paraibaonline/Arquivo O organizador do bloco Foliões do

Você também pode se interessar
Fonte-+=