O Comitê Paralímpico Brasileiro retornou para casa com dois recordes quebrados nas Paralímpiadas de Paris 2024. A entidade superou as 72 medalhas conquistadas em Tóquio, com incríveis 89 pódios. Em 2021, os atletas canarinhos ficaram em 7º lugar, mas neste ano alcançaram a quinta colocação na classificação geral. Para além dos resultados esportivos, o Comitê também fez história, uma vez que, com mais de 1,3 milhões de seguidores nas redes sociais – considerando Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e YouTube – o CPB está no topo do ranking de perfis dedicados exclusivamente ao conteúdo paralímpico.
Para efeito de comparação, o Comitê Britânico, que vem logo abaixo no ranking entre as entidades com perfil exclusivo paralímpico, possui aproximadamente 700 mil seguidores, somando as cinco redes sociais citadas anteriormente. Já os Estados Unidos, potência na modalidade, também figuram no topo das mídias digitais. Porém, o país não possui um perfil dedicado apenas para o comitê paralímpico, dividindo suas páginas com conteúdos também das Olimpíadas.
Para Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, a força do Comitê Brasileiro Paralímpico é evidente em relação aos outros, principalmente por ser um perfil voltado exclusivamente ao assunto.
“O Comitê Paralímpico Brasileiro se destaca por ter um perfil totalmente dedicado ao conteúdo paralímpico, o que não apenas amplifica a visibilidade dos atletas e eventos, mas também cria uma conexão mais profunda com o público. Esse foco exclusivo é uma vantagem competitiva significativa, posicionando o CPB à frente dos seus concorrentes internacionais em termos de engajamento e relevância digital, o que resulta em um grande número de seguidores”, explica Fábio.
Cem dias antes das Paralímpiadas de 2024, o Comitê Brasileiro possuía aproximadamente 1 milhão de seguidores. Com o bom resultado e o incentivo do público ao torneio, o CPB viu seus números crescerem em 30%.
“Esse crescimento de 30% no número de seguidores do Comitê Paralímpico Brasileiro é um indicativo claro do impacto positivo que o bom desempenho dos atletas e o engajamento do público têm nas redes sociais. Esse aumento expressivo demonstra não apenas o crescente interesse pelo paralímpico, mas também a eficiência das estratégias de comunicação e marketing adotadas pelo CPB,” explica Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.
A rede social com o maior aumento percentual foi o Instagram, que chegou a 426 mil seguidores, um crescimento de aproximadamente 194%. O perfil com a maior quantidade absoluta de inscritos foi o do Facebook, com 588 mil fãs. Na última atualização do X (antigo Twitter), o CPB possuía 148.900 seguidores. Já no TikTok e YouTube, os números são de 178.000 e 29.900 seguidores, respectivamente.
As marcas também têm notado este movimento e estão investindo. A Recoma, por exemplo, empresa especializada em pisos esportivos, montou uma quadra poliesportiva na Casa Brasil Paralímpica.
“Nós marcamos presença na Casa Brasil durante o período dos Jogos Olímpicos, e agora também, nas Paralimpíadas. Executamos uma quadra no espaço para as pessoas usufruírem e praticarem diversos tipos de esportes. Para nós foi uma honra ter contribuído com as ativações e ver a nossa marca exposta e representada no local” finalizou Sergio Schildt, presidente da Recoma, empresa que fornece equipamentos para o Centro Paralímpico brasileiro.
*Números absolutos das redes sociais dos comitês
Facebook: 588 mil seguidores
Instagram: 426 mil seguidores
Tik Tok: 178 mil seguidores
Twitter/X: 148.9 mil seguidores
Youtube: 29.9 mil seguidores
Facebook: 252 mil seguidores
Instagram: 68.4 mil seguidores
Tik Tok: 95.1 mil seguidores
Twitter/X : 281.666 seguidores
Youtube: 1.36 mil seguidores
Facebook: 105 mil seguidores
Instagram: 49.2 mil seguidores
Tik Tok: 29.6 mil seguidores
Twitter/X: 36.575 seguidores
Youtube: 2.22 mil seguidores
Facebook: 166 mil seguidores
Instagram: 26,6 mil seguidores
Tik Tok: 7.788 seguidores
Twitter/X: 12.934 seguidores
Youtube: 2.2 mil seguidores
Soma : 215.522 seguidores
Facebook: 97 mil seguidores
Instagram: 30.7 mil seguidores
Twitter/X: 42.238 seguidores
Facebook: 72 mil seguidores
Instagram: 24.6 mil seguidores
Tik Tok: 5.872 seguidores
Twitter/X: 39.832 mil seguidores
Youtube: 2.15 mil seguidores
Facebook: 96 mil seguidores
Instagram: 41.9 mil seguidores
Tik Tok: 7.985 seguidores
Twitter/X: 4.541 seguidores
Facebook: 64 mil seguidores
Instagram: 40.6 mil seguidores
Tik Tok: 22.1 mil seguidores
Twitter/X: 8.776 seguidores
Youtube: 2.68 mil seguidores
Facebook: 41 mil seguidores
Instagram: 35.2 mil seguidores
Tik Tok: 3.506 seguidores
Twitter/X: 30.703 seguidores
Youtube: 7.69 mil seguidores
Facebook: 15 mil seguidores
Instagram: 7.116 seguidores
Twitter/X: 25.060 seguidores
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraiba.com.br