Porcentagem no Enem é um assunto que aparece com frequência nas provas de exatas, sempre no segundo dia de aplicação do exame. Mas esse tema não fica restrito apenas à prova de “Matemática e suas Tecnologias”, mas também pode aparecer nas questões de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”.
Quem descomplica o assunto é o professor Gabriel Lira, que destacou que a porcentagem é um conceito matemático simples e que apenas vai ser utilizado o número 100 como referência para qualquer quantidade.
“Quando eu digo que 7 dentistas recomendam uma pasta de dente, eu não sei de que universo esse número está sendo retirado. Se for 7 entre mil, não é uma pasta tão boa. Mas se for 7 entre 10, aí já é uma pasta melhor. Então para a gente utilizar uma base universal, a matemática adotou o número 100 para a gente referenciar tudo”, explicou o professor.
Como calcular porcentagem?
Primeiramente, é importante saber que o símbolo (%) representa uma divisão por cem. Isso significa que, ao representar qualquer porcentagem, podemos escrevê-la na forma de fração e na forma decimal.
Existem três formas de representar uma porcentagem: forma percentual, forma fracionária e forma decimal.
O cálculo do valor representado por uma porcentagem geralmente é feito a partir de uma multiplicação de frações ou de números decimais, por isso o domínio das quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão) é importante para a compreensão de como calcular de forma correta uma porcentagem.
O professor Gabriel Lira ainda ajuda você a sair da teoria e entender os conceitos na prática, utilizando um método mais simples: a regra de três.
“Existem muitas maneiras de calcular uma porcentagem. A mais comum, a mais segura que eu recomendo é a regra de três. Eu quero saber quanto é 30% de R$ 500. Então, quinhentos reais está para 100, assim como X está para 30. Aí faz a regra de três, calculando o meio pelos extremos, e aí você acha quanto vale 30%”, demonstrou o professor.
500 – 100
x – 30
500 * 30 = x * 100
15.000 = 100x
x = 150
Quer mais dicas para se dar bem no Enem? Acompanhe as plataformas do Lá Vem o Enem e tenha acesso a conteúdo gratuito e exclusivo até o dia da prova.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba