Cícero garante construção de novo hospital para o tratamento de doenças raras

O prefeito Cícero Lucena (PP), candidato à reeleição, garantiu em seu Plano de Governo a construção de um novo hospital. O Hospital de Doenças Raras irá complementar uma rede de assistência para a população com doenças atípicas, que, hoje, já conta com o Centro Multidisciplinar de Doenças Raras, nos Bancários, e tem o Centro Especializado em Reabilitação (CER4) em construção no mesmo bairro.

O Hospital de Doenças Raras destina-se à ampliação da assistência e cuidados prestados, atualmente. Trata-se de um serviço de referência que atende tanto pacientes residentes em João Pessoa quanto usuários regulados de todo o Estado, via sistema regulação do SUS.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de sete mil doenças raras descritas no planeta, sendo 80% de origem genética e 20% de causas infecciosas, virais ou degenerativas. São consideradas Doenças Raras: fibrose cística, psoríase, lúpus, osteogênese imperfeita, mucopolisacaridose (MPS), asma grave, fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP), doença falciforme, neuropatias, miopatias, entre outras.

No Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras são atendidos pacientes com doenças raras ou que ainda estão em processo de fechamento de diagnóstico. Para ser atendido, o usuário deve ser encaminhado, via regulação, pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e outros serviços que atendam pacientes raros.

No espaço, os usuários são atendidos por uma equipe multiprofissional composta por diversas especialidades médicas, assim como demais áreas da saúde como enfermagem, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, farmácia, terapia ocupacional, profissional de educação física e assistência social.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Sete motivos para não perder o GP da Holanda de Fórmula 1

Sete motivos para não perder o GP da Holanda de Fórmula 1

2 – CIRCUITO RAIZ: Zandvoort é daqueles circuitos classificados como “raiz”

Próximo
Operação prende líder de facção criminosa de alta periculosidade na Grande João Pessoa

Operação prende líder de facção criminosa de alta periculosidade na Grande João Pessoa

A Polícia Civil prendeu, na madrugada desta quinta-feira (22), um homem suspeito

Você também pode se interessar
Fonte-+=