Espetáculo infantil ‘O Violinista Mosca Morta’ é encenado pela primeira vez em João Pessoa

Depois de passar por São Paulo e Brasília é a vez de João Pessoa receber o palhaço Seu Cocó. Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o espetáculo infantil O Violinista Mosca Morta fará quatro apresentações gratuitas no Teatro Ednaldo do Egypto.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Em cena, o palhaço Seu Cocó, interpretado por Pedro Caroca, se esforça ao máximo para deixar tudo perfeito para seu concerto de violino, no entanto uma mosca inconveniente e seu mau jeito em manipular os elementos de seu ofício de músico colaboram para o fracasso de sua performance.

 

Trava-se então uma luta entre o palhaço, a mosca e sua personalidade, do começo ao fim. E mesmo abalado, ele não desiste e segue até o último compasso, a última nota, o último zumbido.  No final, palhaço e plateia descobrem a verdadeira intenção do inseto.

 

Além de zombar de si mesmo, o ator brinca com a figura do músico concertista, tipicamente sério, virtuoso e concentrado. Aqui a postura, a afinação, a elegância e a erudição dos grandes violinistas são satirizadas para expor a fragilidade e humanidade do instrumentista.

 

O Violinista Mosca Morta ainda suscita reflexões sobre como as manias cotidianas, muitas vezes confundidas com o transtorno obsessivo compulsivo (e vice-versa), podem atrapalhar a rotina das pessoas, ou simplesmente o quanto nos boicotamos e perdemos tempo querendo que algo seja perfeito, dentro do nosso controle, quando isso não é possível, por fugir de nossa governabilidade. E deixamos de ser surpreendidos pelo acaso!

 

Com direção de Mafá Nogueira, o espetáculo nasceu de uma oficina de criação de números com José Regino e estreou em 2019. Desde então já realizou dezenas de apresentações em teatros, escolas, festivais presenciais e online no Distrito Federal, Goiás, Paraíba, São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Colômbia e Haiti. E com este projeto de circulação será a primeira vez da obra nas capitais paulista, paraibana e baiana.

 

Em cada cidade, será oferecida uma sessão acessível para pessoas cegas e surdas por meio de audiodescrição e interpretação em Libras. E haverá um bate-papo, após a sessão do sábado, com artistas e grupos locais que desenvolvem trabalhos com a linguagem da palhaçaria, para troca de saberes e fazeres.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Acesso aos bairros João Agripino e Brisamar é liberado ao tráfego neste domingo, em João Pessoa

Acesso aos bairros João Agripino e Brisamar é liberado ao tráfego neste domingo, em João Pessoa

Para proporcionar mais opção de acesso aos bairros João Agripino e Brisamar, a

Próximo
Homem sofre tentativa de homicídio após discussão sobre futebol em bar na Capital

Homem sofre tentativa de homicídio após discussão sobre futebol em bar na Capital

Um homem de 40 anos sofreu uma tentativa de homicídio, nessa noite de

Você também pode se interessar
Fonte-+=