A delegação do Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris está completa e com 277 atletas divididos em 39 modalidades. E será a primeira vez na história que o Time Brasil será composto por maioria de atletas mulheres.
No total, serão 153 são mulheres, o que representa 55% do total, crescimento relevante em comparação aos Jogos de Tóquio que tiveram 47%. Mariana Mello, gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo do COB e subchefe da Missão Paris 2024, disse que esse aumento é fruto de um trabalho feito desde 2016.
“Há dois ciclos olímpicos, após ser identificada uma oportunidade de crescimento do esporte feminino, o COB começou a investir especificamente nas mulheres. Não só atletas, mas também para tentar aumentar o número de treinadoras e gestoras. Com esse objetivo foi criada, em 2021, a área Mulher no Esporte no COB. As confederações também fizeram investimentos específicos no Feminino. Foi realmente uma estratégia que deu certo, e temos mais atletas se destacando internacionalmente”, disse.
Em 2023, as mulheres já ganharam mais medalhas do que os homens no Pan, de Santiago, e a perspectiva é de que isso se repita na Olímpiada de Paris. Nesta edição, porém, terá a igualdade de gênero no número de participantes no geral, em uma ação do Comitê Olímpico Internacional (COI), as 10.500 vagas foram preenchidas por 5.250 mulheres e 5.250 homens.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraiba.com.br