O governador João Azevêdo recebeu, nesta terça-feira (25), a visita de cortesia da cônsul-geral da China em Recife, Lan Heping, ocasião em que apresentou as potencialidades da Paraíba e a possibilidade de ampliação de parcerias entre o país e o estado nas áreas da agricultura familiar, educação, ciência e tecnologia e infraestrutura.
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual falou sobre a missão do Governo da Paraíba à China em meados do ano passado e destacou a parceria com o país na construção do radiotelescópio Bingo, que será o maior da América Latina. Ele também ressaltou que o programa de intercâmbio Conexão Mundo deverá levar estudantes da rede estadual de ensino à China pela primeira vez este ano.
João Azevêdo mencionou a parceria com a empresa de tecnologia Huawei que irá qualificar 30 mil pessoas entre estudantes e profissionais da Tecnologia da Informação e contará com a parceria de instituições de ensino superior.
Ele ainda evidenciou a eficiência da gestão fiscal do estado e as oportunidades de investimentos, a exemplo do Polo Turístico Cabo Branco. O gestor ainda destacou os investimentos em infraestrutura rodoviária e hídrica, dentre eles o Arco Metropolitano de João Pessoa, a dragagem do Porto de Cabedelo e o complexo rodoviário que ligará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena. “Essa foi mais uma oportunidade de destacar as potencialidades da Paraíba e ampliar nossa relação com a China em diversas áreas para que possamos oferecer melhores condições de produção, a exemplo do que pensamos para a agricultura familiar, e continuar gerando emprego e renda para a população”, frisou o governador.
Por sua vez, a cônsul-geral da China em Recife, Lan Heping, agradeceu a receptividade e se colocou à disposição para estreitar a cooperação entre o país e a Paraíba. “Eu quero parabenizar o governador João Azevêdo pela dedicação e esforço. A Paraíba é um estado pioneiro e vamos trabalhar nas prioridades apresentadas visando o desenvolvimento do estado. Nós valorizamos a capacidade da Paraíba na ciência e tecnologia, nas energias renováveis, estamos felizes com a parceria com a Huawei para formar talentos paraibanos e também pretendemos auxiliar o estado com o Conexão Mundo e no incentivo para empresas chinesas investirem aqui”, pontuou.
Também participaram da reunião os secretários de estado Deusdete Queiroga (Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão), Marialvo Laureano (Fazenda) e Rômulo Polari (presidente da Cinep).
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM