Bar do Cuscuz nega despejo de esgoto no mar e contesta embargo da Sudema: “Atitude drástica”

O Bar do Cuscuz, localizado na orla de João Pessoa, contestou o embargo imposto pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) após a operação Praia Limpa, que investiga possíveis ligações clandestinas nas galerias pluviais e na rede de esgotamento sanitário. O estabelecimento foi alvo de três fiscalizações nos dias 10, 13 e 15 de maio e, segundo o próprio bar, não foram detectadas irregularidades suficientes para caracterizar crimes ambientais.

Em nota oficial, o Bar do Cuscuz informou que durante as inspeções da Sudema não foi encontrado nenhum duto ou cano despejando esgoto no encanamento de água pluvial da Cagepa. Segundo o estabelecimento, a única questão observada foi o fechamento de uma caixa pluvial que deságua no mar, mas sem irregularidades relevantes.

“Durante a visita, foi observado que a água utilizada na limpeza da casa de lixo, poderia escorrer pelo vão de acesso e desaguar na calçada, supostamente, alcançando a rede pluvial. A Sudema solicitou a instalação de um ralo adicional na porta em um prazo de 5 dias. Ainda durante a visita, foi executada a melhoria já solucionando o possível problema de forma imediata”, declarou o estabelecimento.

O bar classificou o embargo como uma “atitude drástica” e disse que está tomando as providências necessárias para reabrir o estabelecimento e prestar os devidos esclarecimentos ao poder público.

Confira a nota do Bar do Cuscuz na íntegra:

Após a fiscalização da Sudema, que aconteceu em três diferentes ocasiões nos últimos dias (sexta, segunda e quarta-feira), o Bar do Cuscuz vem esclarecer alguns pontos importantes para a sociedade.

Nos dias 10 e 13/05, datas da primeira e segunda fiscalização, a Sudema constatou que não havia irregularidades relevantes detectadas em quaisquer estruturas do Bar suficientes para caracterizar crimes ambientais. A única questão observada em nossos encanamentos, na visita do dia 10/05, foi o fechamento de uma de nossas caixas pluviais que deságua no mar – porém, sem nenhuma irregularidade relevante detectada. E mais importante: ao contrário do que foi noticiado, não há nenhum duto ou cano despejando diretamente água de esgoto no encanamento de água pluvial da CAGEPA.

Neste dia 15/05, mais uma vez durante fiscalização no Bar do Cuscuz que durou quase 5 horas, novamente se constatou que não havia irregularidades relevantes detectadas em quaisquer estruturas do estabelecimento. Durante a visita, foi observado que a água utilizada na limpeza da casa de lixo, poderia escorrer pelo vão de acesso e desaguar na calçada, supostamente, alcançando a rede pluvial. A Sudema solicitou a instalação de um ralo adicional na porta em um prazo de 5 dias. Ainda durante a visita, foi executada a melhoria já solucionando o possível problema de forma imediata.

Compartilhamos da preocupação da população quanto aos cuidados com o meio ambiente e a cobrança por ações do poder público. Todavia, não é aceitável que isso resulte em uma atitude drástica como a que foi tomada durante a última fiscalização, onde foi decretado o embargo do Bar.

O Bar do Cuscuz já está tomando as providências para reabertura do estabelecimento após o seu fechamento indevido, bem como os devidos esclarecimentos perante o poder público.

Ressaltamos, ainda, que todo esgoto gerado pelo Bar do Cuscuz passa por 6 caixas de coleta e deságua na tubulação correta da Cagepa, conforme observado nas fiscalizações realizadas 3 vezes, nos últimos 4 dias úteis.

Entendemos a necessidade de ter constante atenção aos impactos ambientais de nossas atividades e reforçamos nosso compromisso com a lei e com o bem-estar da cidade e do planeta.

Novos esclarecimentos serão dados à medida que o Bar, através de sua assessoria jurídica, tiver conhecimento de todas as acusações.

Bar do Cuscuz


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Covid-19: Paraíba distribui mais de 49 mil doses de vacinas contra variante XBB

Covid-19: Paraíba distribui mais de 49 mil doses de vacinas contra variante XBB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Vigilância em

Próximo
Praiô é interditado por despejo irregular de esgoto na Praia do Seixas, em João Pessoa

Praiô é interditado por despejo irregular de esgoto na Praia do Seixas, em João Pessoa

Em mais um dia da operação Praia Limpa, conduzida pela Superintendência de

Você também pode se interessar
Fonte-+=