Veja como uma alimentação saudável e equilibrada pode melhorar a saúde mental

Você é o que você come. Estudos apontam que uma alimentação saudável pode melhorar as funções cerebrais, cognitivas e emocionais. Quando a ingestão da alimentação é inadequada pela falta ou excesso de nutrientes, o cérebro pode ser afetado originando transtornos mentais como a depressão, ansiedade, estresse, insônia, entre outros.

De acordo com a nutricionista Paula Bacalhau, da equipe de Promoção da Saúde (Promoprev) da Unimed João Pessoa, a rotina acelerada da maioria das pessoas, com sobrecarga de atividades e cansaço, leva a uma busca por alimentos mais fáceis, geralmente, industrializados, que são ricos em aditivos químicos. “Isso favorece a desregulação hormonal, com maior produção de cortisol, adrenalina e noradrenalina, levando a um aumento de estresse e ansiedade”, explica.

Para a nutricionista, é importante que as pessoas tenham comportamentos que favoreçam a prática de uma alimentação saudável, para o melhor aproveitamento dos nutrientes, os quais contribuem para a produção dos ‘hormônios da felicidade’, como dopamina, serotonina, ocitocina e endorfina.

OFICINA GRATUITA

Como forma de orientar os clientes sobre alimentação saudável e a relação com o corpo e a mente, a Unimed João Pessoa vai realizar a oficina online, na próxima quarta-feira (22), das 14h30 às 15h30. Nesta oficina, os beneficiários vão aprender como a alimentação tem impacto no nosso cérebro, na cognição e no estado emocional.

A inscrição para a oficina é gratuita e pode ser feita pelo Portal Unimed JP. Basta acessar a aba “Viver Melhor”, no menu principal e, em seguida, escolher a de sua preferência.

Podem se inscrever os clientes com idade a partir de 18 anos; com Índice de Massa Corporal a partir de 25 (entre 18 e 59 anos) ou 27 (a partir de 60 anos); e com circunferência abdominal acima de 94 cm (homens) e 80 cm (mulheres). Veja neste link o calendário para inscrições na oficina. (https://www.unimedjp.com.br/viver-melhor/saude-e-bem-estar/equilibrio-do-corpo ).

BONS ALIMENTOS

Atenção! A alimentação saudável por si só não faz milagres, mas é importante caminho que, aliado a um conjunto de ações, contribuirá para uma melhor qualidade de vida. Veja abaixo alguns alimentos que são benéficos para o humor e bom funcionamento do cérebro:

  • Especiarias (poder antioxidante);
  • Alimentos fermentados (melhora a função intestinal e diminui a ansiedade);
  • Nozes (ômega 3, ação anti-inflamatória e antioxidante);
  • Chocolate amargo (fonte de ferro, proteção para os neurônios);
  • Abacate (fonte de magnésio, ação no transtorno depressivo);
  • Vegetais de folhas verdes (fonte de vitamina E, carotenoides e flavonoides, contra demência e declínio cognitivo).


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Caravela Indie Rock tem show de lançamento da banda Diablo Angel (PE) em João Pessoa

Caravela Indie Rock tem show de lançamento da banda Diablo Angel (PE) em João Pessoa

A banda pernambucana Diablo Angel acaba de lançar o seu 3º álbum em formato

Próximo
Governador entrega obras e participa do Orçamento Democrático em Guarabira e Mamanguape

Governador entrega obras e participa do Orçamento Democrático em Guarabira e Mamanguape

O governador João Azevêdo dará continuidade às plenárias do Orçamento

Você também pode se interessar
Fonte-+=