Orquestra Sinfônica faz homenagem às mães em João Pessoa

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa apresenta, nesta sexta-feira (10), o III Concerto Oficial da Temporada 2024, sob a regência do maestro Nilson Galvão, que realiza uma homenagem às mães, cujo dia é comemorado no domingo (12).

O evento, que tem como cenário o Centro Cultural São Francisco, localizado no Centro Histórico da cidade, começa às 19h e é gratuito.

“A nossa Orquestra Sinfônica Municipal faz, no Museu São Francisco, uma temporada de muita felicidade. Não é à toa que o concerto deste final de semana traz essa ideia de alegria, de leveza exatamente porque é um período bonito que a cultura de João Pessoa está vivendo. Mas, sobretudo, porque estamos dedicando esse concerto às mães”, pontua o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele lembra que a Orquestra e a Funjope fazem essa homenagem às mães de João Pessoa e da Paraíba com música de qualidade, de um refinamento artístico e estético muito grande e com músicos e musicistas altamente capacitados na sua interpretação.

O maestro Nilson Galvão explica que o concerto terá três obras. “Ao contrário do que vinha acontecendo, que sempre pensávamos em obras que fizessem contrastes, nesse concerto as peças se conversam muito porque elas têm o mesmo espírito”, explica o maestro.

Ele afirma que são duas obras do período clássico, a abertura da ópera Don Giovanni, do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart; será feito o concerto de trompete do compositor também austríaco Joseph Haydn, e também a Sinfonia nº 5, de Franz Schubert.

“Essa é uma peça do início do período romântico, mas que Shubert estava muito inspirado pelas obras últimas obras de Mozart, principalmente a Sinfonia 41, que é a última, a Sinfonia Júpiter. Schubert se inspira muito nessas últimas obras de Mozart e também em algumas obras de câmara de Mozart que ele vinha estudando”.

As peças, conforme observa Nilson Galvão, têm um aspecto que liga todas elas, que é a questão da leveza, a vivacidade.

“É um concerto para levantar espírito, um concerto bem alegre e leve. Esta é a principal característica do nosso concerto dessa semana. Estamos felizes de estarmos tocando, até porque, nessa peça para trompete, nosso solista é membro da orquestra, que é o Estevão Gomes, prata da casa que vamos estar colocando sob as luzes do nosso concerto. Vai ser um concerto muito bonito e estamos nos preparando com afinco para trazer mais um concerto de qualidade para nosso público”, promete.

Confira o programa

Mozart, Wolfgang Amadeus – Abertura da Ópera Don Giovanni, K.527
I. Overture

Haydn, Joseph – Concerto para Trompete em Mi bemol Maior
I. Allegro
II. Andante
III. Finale. Allegro
Solista: Estevão Gomes

Schubert, Franz – Sinfonia n° 5 em Si bemol maior, D. 485
I. Allegro
II. Andante con moto
III. Menuetto. Allegro molto – Trio
IV. Allegro vivace.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Fiéis abandonam culto após pastor da Assembleia de Deus criticar preocupação com animais em tragédia do RS

Fiéis abandonam culto após pastor da Assembleia de Deus criticar preocupação com animais em tragédia do RS

Um grupo de fiéis da Igreja Assembleia de Deus em Campina Grande abandonou o

Próximo
Procon-PB abre seleção de estágio para 15 vagas imediatas e inscrições começam na próxima segunda-feira (13)

Procon-PB abre seleção de estágio para 15 vagas imediatas e inscrições começam na próxima segunda-feira (13)

O Procon Estadual da Paraíba iniciou um processo seletivo para estágio com 15

Você também pode se interessar
Fonte-+=