Cantora e compositora paraibana completa 50 anos de carreira

Renascida das cinzas feito fênix com um coração tranquilo de menina. É assim que a compositora paraibana Cátia de França define a celebração dos seus 50 anos de carreira. A vitalidade e a capacidade criativa da cantora vem com o fôlego de quem, aos 77 anos, lança o sétimo disco da carreira.

Intitulado “No Rastro da Catarina”, o novo álbum tem 12 faixas com a experiência musical e a viola afiada dessa multiartista que atravessa o tempo. Em cada composição – sempre escrita à mão e a lápis – Cátia de França percorre sua própria história. Canta o regresso depois do apagamento, toca poemas de amor, faz música sobre os seus cabelos brancos.

Nascida em pleno Carnaval de Zé Pereira, em João Pessoa, em 1947, a filha de dona Adélia e de seu Sebastião cresceu ouvindo Nelson Gonçalves, Núbia Lafayette, Jorge Ben e Tim Maia. Em entrevista exclusiva para a Rádio Nacional, Cátia de França conta da alegria e da satisfação de celebrar 50 de carreira parindo um álbum de inéditas.

Com seis discos lançados entre 1979 e 2016, a cantora mantém forte influência sobre artistas de diversas gerações. Nos palcos dos quatro cantos do país, sua história de parcerias musicais se cruzam com a de Zé Ramalho, Dominguinhos, Sivuca, Elba Ramalho, Lulu Santos, Chico César e Bezerra da Silva.

De ouvido afiado, Cátia de França é também exímia multi-instrumentista: toca piano, violão, sanfona, flauta e percussão. É também feiticeira das palavras. Em 1979, no início da sua carreira, usou seu talento para musicar poemas do escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto.

A artista conta de onde nasce a poética e a sonoridade múltipla das suas composições.

Autora de sucessos como Coito das Araras e Kukukaya, Cátia de França vive hoje em São Pedro da Serra, região serrana do Rio de Janeiro. Lá, ela permanece criando músicas com sensibilidade, sabedoria e irreverência.

Agora, ela segue em turnê com o show do novo álbum “No Rastro da Catarina” por todo o país, celebrando com o público seu meio século de carreira na música brasileira.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Geração z no mercado de trabalho: perfil, prioridades e propósito

Geração z no mercado de trabalho: perfil, prioridades e propósito

Em uma estante de madeira no quarto, dividindo espaço com personagens de

Próximo
Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Cerca de 2,1 milhões de candidatos devem participar neste domingo (5) do

Você também pode se interessar
Fonte-+=