A consulta prévia à comunidade acadêmica para subsidiar a elaboração da lista tríplice para a escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acontece de modo tranquilo nesta quinta-feira (25).
A avaliação foi feita pelo servidor técnico-administrativo Ednaldo Costa, vice-presidente da Comissão Especial formada para coordenar o pleito.
Até o fechamento desta matéria, uma urna eletrônica apresentou problemas pelo período da manhã no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus de João Pessoa, e foi rapidamente substituída por uma urna de contingência.
O episódio não afetou significativamente o andamento do pleito no local. As representações da comissão nos campi do interior não relataram intercorrências.
Em função da quantidade de votantes que compareceram à votação nas primeiras horas da consulta prévia, o que demonstra à adesão da comunidade ao pleito, foram registradas algumas filas em alguns locais de votação, como no Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), no prédio da Reitoria, e no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), no Campus de João Pessoa.
Ainda que o voto seja feito em menos de um minuto, as filas podem se formar em virtude da necessidade de identificação do votante, pelos mesários, antes de liberar a urna.
A Reitora em exercício da UFPB, Profa. Liana Filgueira, foi uma das votantes do dia de hoje. Ela votou no final da tarde, no Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR). Após registrar o voto e cumprimentar os mesários e demais membros que auxiliam o processo em sua seção, falou sobre a mobilização de toda a comunidade universitária para exercer seu direito de escolha.
“Parabenizo as comissões responsáveis pela organização do pleito. Quero, ainda, agradecer a participação dos servidores que atuaram como delegados, fiscais e mesários no dia de hoje e também à Superintendência dos Restaurantes Universitários (SRU) pelo cuidado na estruturação dos lanches e refeições servidos àqueles que trabalharam hoje para que esta consulta acontecesse com sucesso”, afirmou a Reitora em exercício.
Consulta acontece até às 21h
As urnas estão abertas até às 21h, e o eleitor pode conferir, em uma listagem publicada pela Comissão Especial, o seu local de votação.
Para votar, é necessária a apresentação de um documento oficial com foto, como o RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dentre outros. Os estudantes precisam ficar atentos, pois a carteira de estudante não é aceita como documento oficial.
As urnas eletrônicas estão posicionadas em salas localizadas em cada um dos 17 centros de ensino, incluindo as unidades que ficam no Distrito Industrial de Mangabeira e em Santa Rita.
No Campus de João Pessoa, além desses centros, outros locais estratégicos também dispõem de seções, como o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), a Biblioteca Central (BC), a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), o Colégio de Aplicação – Escola Educação Básica (CAP/EEBas), a Reitoria e o prédio das superintendências.
A apuração e totalização dos votos será iniciada logo após o fechamento das urnas, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da TV UFPB.
A expectativa é de que o resultado da Consulta Prévia seja conhecido na madrugada desta sexta-feira (26).
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online