A Paraíba criou o Núcleo de Exames Supletivos, instituído nesta quarta-feira (10), por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
O núcleo de exames supletivos foi instituído por conta da necessidade de implementar os supletivos no sistema estadual, estruturando as condições administrativas e pedagógicas para elaboração do material didático, cadernos de provas, proposta pedagógica e formas de avaliação.
Os objetivos do núcleo de exames supletivos são os seguintes:
- Compreender a oferta dos exames supletivos como um compromisso social do governo com jovens, adultos e idosos que precisam concluir a educação básica;
- Garantir acesso gratuito aos exames de certificação de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio;
- Avaliar os conhecimentos, as habilidades e as competências adquiridos pelos estudantes;
- Oportunizar a conclusão da educação básica aos jovens, adultos e idosos com idade igual ou maior que 15 anos para o ensino fundamental ou 18 anos para o ensino médio, para que possam continuar os estudos e/ou ingressarem no mercado de trabalho.
As atividades e atuação do núcleo serão coordenadas pela unidade escolar a que ele estiver vinculado e validadas pela Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica (SEGEP), por meio da Gerência Executiva de Educação de Jovens e Adultos e de Educação para as Pessoas Privadas de Liberdade (GEEJA) e da Gerência Executiva de Acompanhamento aos Sistemas de Ensino da Educação Básica e aos Programas e Projetos Educacionais (GEPPE), em articulação com a Gerência Regional de Educação (GRE).
A portaria que instituiu o núcleo de exames supletivos vale pelo prazo de até 24 meses.
Quer saber mais sobre a educação no estado? Acesse a editoria de Educação, do Jornal da Paraíba, e fique por dentro de tudo que acontece nas escolas e universidades da Paraíba.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba