Em cada nova partida de futebol disputada, o Sousa continua se consolidando como uma potência em ascensão na Paraíba e tem solidificado a sua posição como um gigante paraibano. Com campanhas de destaque em cada nova temporada, o Dino consolida sua força como o principal nome do futebol no Sertão. Para além disso, é importante ampliarmos nossa perspectiva em relação à influência do esporte local, que antes era associada apenas ao Trio de Ferro, formado por Botafogo-PB, Campinense e Treze. Agora, é imprescindível que passemos a incluir o Dino nessa equação.
Fundado em 1991, o Dinossauro segue construindo uma jornada com conquistas imponentes e feitos importantes. Com dois títulos em sua história, vencidos em 1994 e 2009, o clube jurássico não demorou muito para mostrar que seria uma verdadeira pedra no sapato de seus adversários. Além das duas taças conquistadas na elite do Paraibano, o Dino também venceu a Copa Jornal da Paraíba em 2001 e o Torneio Início em 1994.
Sousa se consolida como o principal time do Sertão
A agremiação esportiva da Cidade Sorriso não tem restringido seus desempenhos apenas ao cenário local. O Sousa tem se destacado também em competições nacionais, como tem acontecido na Copa do Brasil 2024. O Dino conquistou uma notável vitória diante do Cruzeiro, despachou o Petrolina e está na 3ª fase, aguardando o sorteio para conhecer seu adversário na próxima fase. Aliás, o clube também tem marcado presenças constantes na Série D e vai para sua quinta participação de forma consecutiva.
Ainda que o clube jurássico tenha passado por altos e baixos em toda a sua trajetória, o que é um processo natural em qualquer instância, o Sousa também demonstrou força suficiente para enfrentar e superar desafios em sua jornada, com resiliência, determinação e compromisso.
Em comparação aos seus principais rivais sertanejos, como Atlético-PB e Nacional de Patos, o Sousa é superior não somente ao número de títulos conquistados, mas principalmente pela consistência demonstrada ao longo dos últimos anos. Enquanto o Trovão e o Canário do Sertão têm apresentado campanhas medianas nas últimas temporadas, por vezes figurando apenas como coadjuvantes no Campeonato Paraibano, o time da Cidade Sorriso tem se destacado cada vez mais, desafiando os três gigantes do estado. Não à toa que se tornou o time mais presente em finalíssimas nos últimos anos.
Inegavelmente o Dinossauro vive o auge de sua glória. Mesmo diante da força do Trio de Ferro, nos últimos cinco anos, o Sousa tem se destacado como o clube mais regular da Paraíba. Essa consistência no futebol mostra que o Sousa está preparado para colher frutos nos próximos anos. A organização jurássica demonstrada é cada vez mais notável, demonstrando que o Dino não se contenta com modestos resultados e aspira voos mais altos dentro das quatro linhas.
Ainda que o título do Paraibano não venha há 15 anos, o retorno ao olímpio do estado parece uma questão de tempo. O Dinossauro merece figurar no grupo seleto, ao lado de Belo, Galo e Raposa. Mesmo que outrora posicionado em uma segunda prateleira do esporte da Paraíba, o Sousa tem se estabelecido como um verdadeiro protagonista.
Novamente na final do Campeonato Paraibano, a equipe sousense vive a expectativa de conquistar o seu tricampeonato, após chegar na finalíssima pela 3ª vez em quatro anos. Se a justiça prevalecer no futebol, talvez ela se manifeste neste 2024. O desafio não é dos mais simples: o Botafogo-PB. Porém, o time sertanejo tem revelado uma preparação sisuda para voltar ao lugar mais alto do pódio.
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba