Cabedelo abre 4ª Edição do Festival Conexão Teatro e Dança

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), abriu, na última quarta-feira (03), a 4ª Edição do Festival Conexão Teatro e Dança de Cabedelo. O lançamento da programação – que se estende até o próximo dia 27 – aconteceu no Teatro Santa Catarina e contou com apresentações culturais abertas ao público.

O projeto integra e amplia o mercado para os artistas e coletivos de dança e do teatro no município, através de ações que possibilitem a troca de saberes e fazeres entre a cadeia produtiva local, com profissionais, coletivos e escolas de teatro e dança do Estado e do País.

A programação do Conexão será realizada no Teatro Santa Catarina, no Centro Cultural Mestre Benedito, na Fortaleza de Santa Catarina e na Praça Getúlio Vargas, contando  com espetáculos, oficinas, formações e apresentações artísticas. A iniciativa busca promover a integração e o estímulo para a valorização da história da dança e do Teatro locais e reconhecendo tais manifestações como elementos importantes para a formação artística e para o desenvolvimento social da região.

“O Conexão já está incluído no calendário municipal de eventos turísticos e culturais com base em lei municipal aprovada na Câmara. E hoje está tendo início mais uma edição. Será um mês de várias atividades, ações formativas, oficinas, intercâmbios, apresentações artísticas de teatro, de dança, de circo…Só temos a agradecer a iniciativa da gestão municipal e a todos os parceiros, como o Governo do Estado e comerciantes locais”, ressaltou o secretário de Cultura de Cabedelo, Igobergh Bernardo.

 

 

Apresentações culturais – A primeira noite do Conexão Teatro e Dança no Teatro Santa Catarina teve a apresentação de um trecho do espetáculo “Mar de Memórias”, da Companhia de Teatro Art’culados In Cena de Cabedelo. A noite também contou com a performance artística da Escola de Dança de Cabedelo com os solos: “Força”, com a bailarina Maria Rosa; “Das memórias, o que restou”, com a bailarina Vitória Izabel; “Desvenda-me”, com a bailarina Anny Evellyn.

O público ainda pode prestigiar a coreografia do Ballet Jovem de Cabedelo intitulada “Valsa das Horas” (do ballet Coppélia baseado no conto Der Sandmann). A abertura no teatro contou ainda com apresentações de manifestações folclóricas, como o carismático grupo de Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito, sob o comando da mestra Teca do Coco – o grupo folclórico mais antigo da cidade; e a alegria do grupo Catarina que recentemente foi assumido pelos agentes culturais Mônica Costa e Sanderson Guedes.

“Viver essa experiência do Conexão foi maravilhosa. Nós vibramos com cada construção artística e agora vendo as performances percebemos muita maturidade e equilíbrio e isso nos deixa mais suaves. Atualmente temos um repertório cultural que nos dá referência e isso é extremamente gratificante. Lembro que, na primeira edição, estávamos preocupados com formação de público e atualmente nós temos público para qualquer evento que fazemos”, ressaltou a secretária adjunta de Cultura Vera Simões.

“Esse é um evento tão bom que só eleva as nossas atividades culturais. Quando aparecem as oportunidades, temos que abraçar, mostrar o que é nosso, o que é bonito… E tem muita coisa bonita em Cabedelo, principalmente quando se junta tudo”, afirmou Teca do Coco.

“Estamos participando do Conexão com uma grande satisfação. A Secult foi muito feliz de criar essa mobilização em torno do teatro e da dança e dar oportunidade aos artistas. É uma satisfação trazer o Catarina, como já fiz com outros grupos. Será uma troca de experiência da arte e da cultura muito importante que só engrandece nosso município. Seria muito bom que os jovens participassem dessas oficinas que vão  acontecer neste evento”, afirmou Mônica Costa.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Botafogo anuncia contratação do técnico português Arthur Jorge

Botafogo anuncia contratação do técnico português Arthur Jorge

O português Arthur Jorge, de 52 anos, é o novo técnico do Botafogo

Próximo
Paula Toller desembarca em João Pessoa para show especial no sábado (13)

Paula Toller desembarca em João Pessoa para show especial no sábado (13)

Paula Toller volta à capital para celebrar os 40 anos de carreira em show

Você também pode se interessar
Fonte-+=