Dez anos depois, Conferência da Cultura prioriza regionalização dos recursos e comprometimento com modelo capaz de superar retrocessos

Por Walter Santos

Brasília convive desde o início da semana até a próxima sexta-feira com o registro da retomada da Conferência da Cultura 10 anos depois de sobressaltos e descontinuidade de políticas públicas culturais e extinção do Ministério, sobretudo nos últimos 4 anos com os desmontes praticados, levando participantes da articulação como o Secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, a comemorar a nova fase. Só para se ter uma ideia, nos últimos tempos foram investidos R$ 10 bilhões na Cultura.

 

A participação do presidente Lula na abertura da Conferência seguida da Ministra Margareth Menezes simbolizaram, por exemplo, segundo o secretário de Cultura em comprometimento seguro de mais investimentos da Cultura no Brasil implicando em meios de mais distribuição de renda e melhor organização das políticas para evitar sobressaltos diante de abalos, como recentemente.

 

Ele aposta em mais conquistas se estendendo pelos estados e municípios. No caso da Paraíba, por exemplo, ele diz que a orientação do governador João Azevedo é ampliar a regionalização na direção dos municípios.

 

DESDE CELSO FURTADO E GIL

 

Pedro Santos considera a realidade contemporânea como fruto e desdobramento de lutas desde Celso Furtado como Ministro da Cultura apresentando a lei Sarney de Cultura onde previa  as regras a favorecer o Centro Sul, algo que o então Ministro da Cultura, Gilberto Gil posteriormente, buscou reduzir a discriminação na distribuição dos recursos onde antes  Rio e São Paulo ficavam com maiores recursos.

 

Para o Secretário de Cultura, há um novo tempo de discussões e alinhamentos a envolver todos os governos, mesmo os de linha politico-partidária conservadora, mas sem afetar os encaminhamentos. “No nosso segmento cultural temos pouco efeito das questões partidárias”, frisou.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Programação do projeto Música no Centro começa nesta quarta-feira, a partir das 17h

Programação do projeto Música no Centro começa nesta quarta-feira, a partir das 17h

Muita música boa e animação no Centro Histórico de João Pessoa com a programação

Próximo
Presidente da FIEPB recebe alunos da Escola SESI premiados em Festival Nacional de Robótica

Presidente da FIEPB recebe alunos da Escola SESI premiados em Festival Nacional de Robótica

Os alunos que integram a equipe de Robótica Criadores do Amanhã, da Escola SESI

Você também pode se interessar
Fonte-+=