Funjope abre exposição ‘Ancestralidades e Evidências’, nesta sexta-feira, no Hotel Globo

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), realiza, a partir desta sexta-feira (26), a exposição ‘Ancestralidades e Evidências’, da ceramista Jacira da Luz Garcia, que busca perpetuar as inscrições rupestres da Pedra do Ingá, um dos pontos turísticos mais famosos da Paraíba. As peças vão estar expostas até o dia 26 de fevereiro no Hotel Globo, no Centro Histórico. A entrada é gratuita e a exposição estará aberta à visitação pública das 9h às 18h.

“Essa exposição faz parte de um trabalho da Prefeitura de João Pessoa de ocupação dos equipamentos culturais por meio de edital lançado pela Funjope. A artista Jacira da Luz ganhou um prêmio ano passado no edital de ocupação do Hotel Globo e nós estamos desenvolvendo essa agenda, de maneira que agora, a partir de janeiro, a gente possa ofertar aos moradores de João Pessoa e aos turistas uma boa agenda artística e cultural que envolve o Hotel Globo, Casa da Pólvora, Casarão 34, para que a gente possa dimensionar todo o aspecto e valorização do Centro Histórico de nossa cidade”, destacou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

A ceramista Jacira da Luz Garcia, natural da cidade de Ingá e geógrafa aposentada, traz exposição com 20 peças em cerâmicas que marcam o simbolismo rupestre da Pedra de Ingá. As inscrições rupestres são chamadas de ‘Itacoatiara’ (do tupi itá, “pedra”, e kûatiara, “riscada” ou “pintada”), patrimônio histórico e cultural.

A Pedra do Ingá que inspirou a produção das peças de Jacira é uma formação rochosa, à margem do Riacho Bacamarte, coberta por aproximadamente 500 inscrições rupestres entalhadas na pedra. A maior parte dos entalhes foi registrada num paredão de cerca de 15 metros de extensão por 2,3 metros de altura.

 

“Tendo em vista que sou natural de Ingá, sinto o desejo de sempre evidenciar e divulgar tais valores, promovendo a pesquisa e reflexão na fronteira da geografia, da arqueologia e da cultura popular”. Jacira atua como ceramista há aproximadamente 7 anos e fez diversos cursos na arte cerâmica e participou de feiras e exposições.

Serviço:

Exposição: Ancestralidades e Evidências

Artista: Jacira da Luz Garcia

Local: Hotel Globo

Datas: 26 de janeiro até 26 de fevereiro

Horário: 9h às 18h

Entrada gratuita


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Adolescente morre após troca de tiros com a polícia em João Pessoa

Adolescente morre após troca de tiros com a polícia em João Pessoa

Um adolescente morreu, na madrugada desta quinta-feira (25), após ser baleado

Próximo
Polícia Civil prende estelionatário que se passava por médico do Ceará para aplicar golpes na Paraíba

Polícia Civil prende estelionatário que se passava por médico do Ceará para aplicar golpes na Paraíba

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Defraudações e

Você também pode se interessar
Fonte-+=