Maternidade e Bloco Cirúrgico de hospital em Bayeux são interditados eticamente pelo CRM-PB por falta de médicos

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) interditou eticamente os médicos que atuam na maternidade e no bloco cirúrgico do Hospital Materno Infantil João Marsicano, em Bayeux, a partir da zero hora desta quinta-feira (18). A equipe de fiscalização do CRM-PB vistoriou o hospital na segunda-feira (15), constatou a falta de médicos nas escalas dos plantões, deu prazo de 48 horas para a resolução do problema, mas não foi resolvido. Desta forma, foi emitido o auto de interdição ética.

Nas duas últimas fiscalizações realizadas pelo CRM-PB (agosto de 2023 e novembro de 2023), já havia os desfalques nas escalas médicas, nas especialidades de anestesiologia e obstetrícia. No dia da última fiscalização (15 de janeiro de 2024), não havia médico anestesista escalado. A falta destes profissionais persiste nas terças e sextas durante o dia e no domingo (dia e noite), durante todo o mês de janeiro.

 

 

Além disso, o hospital não possui uma unidade de recuperação pós-anestésica; das duas salas de cirurgia disponíveis, apenas uma encontra-se operante, já que a outra não possui os equipamentos necessários; não há serviço de vigilância nem segurança na unidade nos períodos diurno e noturno; e a rede de gases ainda está em fase de estruturação e adequação.

“Infelizmente tivemos que tomar a atitude extrema que é a interdição ética do trabalho médico, mas uma maternidade não pode funcionar sem anestesiologistas e obstetras. É um risco para os pacientes e demais profissionais que trabalham na unidade de saúde. Assim que a escala médica for corrigida, faremos a desinterdição ética da maternidade e bloco cirúrgico”, afirmou o presidente do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza. Ele ainda acrescentou que o relatório do CRM-PB já foi enviado à Secretaria Municipal de Saúde e ao Ministério Público.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Seis pessoas são condenadas por comentários racistas no perfil de repórter paraibano

Seis pessoas são condenadas por comentários racistas no perfil de repórter paraibano

Seis pessoas foram condenadas por racismo contra indígenas da etnia Warao,

Próximo
João Pessoa divulga calendário de pagamento do Auxílio Moradia para 2024; confira

João Pessoa divulga calendário de pagamento do Auxílio Moradia para 2024; confira

A Prefeitura de João Pessoa divulgou, nesta quarta-feira (17), o calendário de

Você também pode se interessar
Fonte-+=