Ao longo de treze anos, o Laboratório Jabre de Cinema vem fomentando a produção cinematográfica no interior da Paraíba. Além de promover a interiorização do audiovisual em âmbito estadual, o projeto vem contribuindo para um maior acesso à linguagem cinematográfica por jovens residentes de pequenas localidades, revelando novos talentos do cinema paraibano.
Neste final de semana, uma nova edição do Jabre será realizada com ênfase na produção de roteiros. O laboratório acontecerá no Casarão do Jabre, no período de 18 a 21 de janeiro. Coordenado por Dalvanete Rodrigues, o espaço é um ponto de encontro para turistas que querem conhecer as belezas naturais de Matureia como o Pico do Jabre, ponto mais alto da Paraíba.
A seleção desta edição contempla dez jovens dos municípios de Belém, Cajazeiras, Condado, Congo, Guarabira, Lucena e João Pessoa. Haverá também a presença de uma representante de Ipueira, no Rio Grande do Norte, estado que vem realizando um projeto similar, contribuindo para a interiorização do audiovisual potiguar.
Durante o laboratório, os selecionados passarão por uma verdadeira imersão no desenvolvimento dos seus roteiros, recebendo acompanhamento de profissionais reconhecidos no setor audiovisual. Uma das novidades é que dois argumentos vencedores, escolhidos pelos próprios participantes, terão acesso a cartas de crédito para aluguel de equipamentos fornecidos pela produtora Filmes Urgentes, além de equipe técnica e equipamentos nas áreas de fotografia e som direto, disponibilizados pela produtora Caiçara.
Coordenador e idealizador do JABRE, Torquato Joel ressalta que o projeto vem apresentando um saldo bastante positivo no que se refere a quantidade de obras realizadas como resultado direto de suas ações. “são cerca de pelo menos quinze produções de curta metragem, entre ficções, documentários e híbridos que tiveram seu roteiro desenvolvido a partir do Laboratório e que têm circulado por festivais e mostras do país e do mundo”, ressaltou.
Além da ênfase na produção de roteiros, o JABRE já promoveu edições com foco em fotografia cinematográfica e atuação, contando sempre com profissionais experientes na área para dar formação aos jovens selecionados.
A edição 2024 do JABRE é possível graças aos seguintes apoios: Casarão do Jabre, Filmes Urgentes, Caiçara, PB Tur (Empresa Paraibana de Turismo) e Agência Referência de Caicó/RN.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM