Orquestra Infantil da Paraíba apresenta Concerto de Natal nesta terça-feira (12)

A tarde desta terça-feira, 12 de dezembro, será especial para os jovens músicos da Orquestra Infantil da Paraíba, que vão celebrar as festas de fim de ano com o tradicional Concerto de Natal.  Músicas natalinas estão no repertório da apresentação, que começa às 16h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com regência do maestro Marcelo Vasconcelos. O ingresso é gratuito.

O público presente vai ter a oportunidade de conferir a apresentação dos músicos da Orquestra Infantil tocando “Minuet e Rondo”, do músico inglês Henry Purcell, que vai abrir o concerto. Em seguida, será executada “Jesus, Alegria dos Homens, conhecida música do alemão Johann Sebastian Bach.

O concerto segue com “O Velhinho”, do carioca Octavio Babo Filho; “Os Sininhos de Natal”, autor anônimo, e “Noite Feliz”, do austríaco Franz Gruber.

A Orquestra Infantil do Estado da Paraíba foi fundada pela professora Izabel Burity e coordenada pela maestrina Norma Romano, de 1986 a 2014. Atualmente é composta por 30 músicos com idades entre 9 a 16 anos, tendo o maestro Marcelo Vasconcelos como regente e Gustavo Gines de Paco como professor auxiliar dos sopros, que seguem o legado deixado por Norma Romano, com o objetivo de promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas desenvolvidas pela orquestra.

A Orquestra Infantil da Paraíba é um bem cultural que faz parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e como tal, visa à formação cultural e social da criança e do adolescente por meio da prática instrumental. Ao longo de anos, tem realizado apresentações no Brasil e no exterior, se destacando principalmente na interpretação do seu repertório de peças eruditas.

O regente

Marcelo Vasconcelos é bacharel em Violino pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou como músico de diversas orquestras e grupos de câmera em palcos pelo exterior e por todo o Brasil.

Ao longo de sua trajetória, foi premiado com a medalha Augusto dos Anjos, ao lado do escritor Ariano Suassuna, e como melhor trilha sonora original no I Festival Cine Cultura Viva. Como camerista, gravou CD e DVD junto a grupos de música Armorial.

Atuou como spalla, assistente e chefe de naipe em orquestras como Orquestra de Câmara de João Pessoa, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e Orquestra Sinfônica da UFPB. Atualmente, é músico violinista da Orquestra Sinfônica da UFPB, professor regente da Orquestra Infantil da Paraíba e professor da classe de violino da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN). Como camerista, toca constantemente em diversas formações, com destaque para o Fórmula Duo, com a pianista Luciana Noda.

 


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Nova onda de calor pode elevar em 3° a 5° graus os termômetros no Sertão da Paraíba

Nova onda de calor pode elevar em 3° a 5° graus os termômetros no Sertão da Paraíba

Uma nova onda de calor deve fazer subir a temperatura em vários estados do

Próximo
Expresso Paraíba: Thaciano decisivo, Matheus Cunha iluminado e Arthur Cabral polêmico

Expresso Paraíba: Thaciano decisivo, Matheus Cunha iluminado e Arthur Cabral polêmico

O “Expresso Paraíba” de hoje destaca os brilhos de dois paraibanos nos gramados

Você também pode se interessar
Fonte-+=