A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abre, nesta quinta-feira (23), às 19h, a exposição ‘Natureza e natureza imaginada’, que reúne oito artistas selecionados por meio do edital Panapaná 2023. A mostra, que tem curadoria de Rita do Monte, pode ser visitada até 11 de janeiro de 2024, na Galeria Archidy Picado, em João Pessoa. O acesso é gratuito.
O Panapaná 2023 reúne artistas que vivem e trabalham na Paraíba para destacar a beleza e as possibilidades de exploração artística da natureza. Visando criar um ambiente de reflexão sobre esse tema, foram realizadas imersões de dez dias na Arapuca Arte Residência, espaço de vivências coordenado pelo artista Serge Huot, localizado no município de Conde/PB.
Divididos em grupos, os artistas Erik Kleiver, Felipe Lins, Ismael Freitas, Lonelas (Lohanna Oliveira), Marília Riul, Riegulate (Rieg Rodig), Topázio Aramurú Kirirí e Viviane Amorim desenvolveram projetos sob supervisão curatorial e mentoria de Rita do Monte, juntamente com os artistas Cris Peres e Serge Huot. Durante as imersões, foram desenvolvidas uma série de atividades complementares que incluíram oficinas, exercícios de criatividade, crítica de arte e pesquisa em artes visuais. Tudo isso trabalhado com base no tema “natureza e natureza imaginada: interseções entre tradição, arte digital e IA”.
O resultado é uma exposição composta por 16 obras, incluindo instalação, fotografia, Inteligência Artificial, vídeo, animação 3D, modelagem, realidade aumentada.
“Contemplando esta dualidade de espaços físicos e virtuais, foi desenvolvida uma galeria virtual pensada para ser a gêmea digital da Galeria [física] Archidy Picado. Essa contrapartida digital acolhe a exposição Natureza e natureza imaginada, permitindo aos visitantes criarem os seus avatares e interagirem com as obras virtualmente”, destacou a curadora Rita do Monte.
O desenvolvimento da exposição foi guiado por uma série de questões, entre elas: de que forma a arte digital pode capturar a essência da natureza e contribuir para a reimaginação dos ambientes naturais? Como a Inteligência Artificial influenciou o processo criativo na arte, particularmente na geração de novas formas de imagens inspiradas na natureza? Como o público responde emocionalmente e intelectualmente às obras de arte que confundem os limites entre a realidade e a ficção?
Panapaná 2023
Exposição “Natureza e natureza imaginada”
Artistas
Erik Kleiver
Felipe Lins
Ismael Freitas
Lonelas (Lohanna Oliveira)
Marília Riul
Riegulate (Rieg Rodig)
Topázio Aramurú Kirirí
Viviane Amorim
Curadoria
Rita do Monte (curadora e historiadora de arte)
Abertura
23 de novembro de 2023
às 19h
Visitação
24 de novembro de 2023 a 11 de janeiro de 2024
Local
Galeria de Arte Archidy Picado
Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Funesc
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM