O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual de saúde na cidade de Catolé do Rocha, está expandindo sua atuação na assistência à população e começou, nesta segunda-feira (13), a ofertar cirurgias ortopédicas. A projeção inicial é de fazer 100 cirurgias/mês. A unidade realizará procedimentos cirúrgicos de urgência e também programados.
A disponibilidade deste novo serviço integra as ações de melhoria e regionalização da assistência especializada da saúde implementadas pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Saúde. “Antes da disponibilidade deste serviço na cidade, os nossos pacientes tinham que ser transferidos para outros hospitais da rede estadual, a exemplo de Patos, e agora eles farão a cirurgia aqui”, destaca o diretor-geral do Hospital de Catolé, Fábio Cardoso.
Ele lembra que, com isso, além do ganho dos pacientes locais que não precisarão mais ser transferidos, o novo serviço irá contribuir com outras unidades desafogando o fluxo de pacientes.
O médico observa ainda que só foi possível implantar as cirurgias ortopédicas para o Hospital de Catolé com a chegada de um arco cirúrgico, equipamento que possibilita realizar os procedimentos com excelência. “O arco foi adquirido graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Gervásio Maia, que destinou recursos para o hospital de Catolé”, lembra Fábio. Foram cerca de R$ 2,5 milhões também para custeio da unidade e ainda R$ 1,5 milhão para a nova etapa de construção do futuro centro de hemodiálise.
Pequenas cirurgias – O Hospital de Catolé ampliou essa semana a rotina da realização de pequenos procedimentos cirúrgicos, melhorando a assistência à população. Os atendimentos, que antes eram feitos nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, apenas nos turnos da manhã, agora passarão a ser realizados também no turno da tarde. As marcações são feitas na própria recepção do hospital, após avaliação ambulatorial.
Referência para 10 municípios da 8ª Região de Saúde, o Hospital de Catolé tem nas consultas ambulatoriais e exames sua maior demanda, com cerca de seis mil atendimentos mensais. A unidade funciona ainda como maternidade e agora sendo também referência para cirurgias ortopédicas.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraiba.com.br