Aproximadamente 124.519 pessoas estão inscritas para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 na Paraíba. As primeiras provas serão aplicadas neste domingo, 5 de novembro, em 55 municípios do estado.
Ao todo, serão disponibilizados 374 locais de prova e 4.363 salas de aplicação. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília. Não será permitida a entrada de participantes após o fechamento dos portões, e o início da prova está programado para as 13h30, com término às 19h.
Neste domingo, 5 de novembro, primeiro dia de provas, o candidato deverá fazer 45 questões de linguagens (sendo 40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas e redação.
O segundo dia de provas está agendado para 12 de novembro e terminará mais cedo, às 18h30. Neste dia, o candidato terá que resolver 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
A Paraíba é o 12º estado brasileiro com o maior número de inscritos no exame neste ano. As inscrições no estado são compostas por 59% de mulheres (73.530) e 41% de homens (50.989). Dos participantes na Paraíba, 73% (90.939) são isentos da taxa de inscrição, enquanto 27% (33.580) pagam.
O que levar ao exame
Para realizar o exame, é obrigatório levar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e um documento de identificação válido, seja físico ou digital. É aconselhável também levar o cartão de confirmação de inscrição. Caso o candidato precise da presença de seu exame, ele deverá trazer uma declaração de comparação impressa, a qual será assinada pelo aplicador do exame e estará disponível na Página do Participante.
Entre os documentos de identificação aceitos, estão cédulas de Identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por pedidos ou conselhos de classes com validade legal como documento de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação, bem como a Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997. Documentos digitais, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital, são aceitáveis desde que apresentados nos aplicativos oficiais correspondentes, com capturas de tela não sendo aceitas.
O que não levar ao exame
Os candidatos deverão evitar trazer objetos não permitidos, como óculos escuros, chapéus, canetas não transparentes, lápis, lapiseiras, borrachas, réguas, corretivos, livros, chaves e qualquer equipamento eletrônico, que devam estar desligados e guardados em um envelope porta-objetos. O uso de aparelhos eletrônicos durante o exame, mesmo dentro do envelope, que emitam sons, como toques ou alarmes, resultará na eliminação do participante.
Os participantes serão eliminados do Enem se comunicados a qualquer pessoa que não seja o aplicador da prova, utilizem livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame, ou registrem ou divulguem, por imagem ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame. Deixar a sala de provas a partir das 13h sem a autorização de um fiscal ou sair do local antes de duas horas após o início das provas também pode levar à eliminação. Isso também se aplica a quem inicia as provas antes das 13h30 ou a autorização do aplicador.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM