Sebrae dá dicas para vender mais na Black Friday e nas festas de fim de ano

O período de fim de ano é considerado para os donos de pequenos negócios como uma oportunidade para ampliar o faturamento e conquistar novos clientes no ambiente de negócios.

Além de encontros e festividades que marcam essa época, a partir do mês de novembro muitas empresas lançam promoções e aproveitam a celebração da Black Friday.

A data surgiu nos Estados Unidos com liquidações depois do feriado de Ação de Graças, ganhou repercussão e se consolidou no Brasil e outros países pela divulgação de ofertas especiais.

Quem aguarda por esse momento para aumentar suas vendas é o empresário Alyson Lima. Ele é proprietário da Nova Cell e revela que a meta de faturamento até o fim deste ano é de 40%. Sua loja fica localizada na cidade de Patos, na região do sertão do estado.

“Essa estimativa é baseada em estudos que costumamos realizar a cada período do ano. Faz parte do planejamento da empresa e o objetivo para os meses de novembro e dezembro é crescer em 40% o faturamento”, explicou.

Sobre a Black Friday, Alyson Lima revelou que a loja já está com sua campanha pronta para divulgação.

Foto: Ascom/Sebrae

Foto: Ascom/Sebrae

“Iremos lançar na primeira semana de novembro a proposta de nossa campanha e depois os clientes irão ter acesso aos descontos e conhecer os produtos em promoções. Essa expectativa contribui para o aquecimento das vendas, sendo uma estratégia que adotamos para tornar a loja mais conhecida, manter a cartela de clientes existentes e fidelizar os novos que irão chegar”, concluiu.

Segundo o gerente da agência regional do Sebrae/PB em Sousa, Thiago Lucena, os dois momentos são considerados estratégicos para o mercado varejista.

“Isso fica mais evidente pela constatação de que a Black Friday e o Natal figuram no top três das principais datas comerciais do nosso país. Essas datas alimentam uma alta expectativa do setor de comércio e serviços, que enxerga uma real possibilidade de elevar os resultados do negócio nesse período final do ano. No entanto, assim como em outras ações, é preciso que o empreendedor adote algumas cautelas para alcançar o desempenho esperado”, comentou.

Para orientar os pequenos negócios neste período, o Sebrae/PB preparou algumas dicas de como aproveitar a oportunidade e criar promoções atrativas. A Black Friday 2023 no Brasil acontecerá no dia 24 de novembro.

Planejamento

É fundamental iniciar com um bom planejamento. A empresa deve ter muito claro o quanto precisará investir nessas campanhas, dimensionando, por exemplo, quanto aportará para a compra de estoque, divulgação, decoração de lojas físicas, entre outros aspectos.

Estabelecer indicadores mensuráveis e metas para esses períodos proporcionarão uma avaliação mais precisa dos resultados obtidos e da efetividade das estratégias adotadas.

Métodos de Pagamento

Outro aspecto importante é ofertar uma diversidade de métodos de pagamento e condições de parcelamento. Nessas ocasiões, a chance de conversão da venda é muito maior se o consumidor, impulsionado pelo desejo de compra, encontra mecanismos de simplificação do pagamento.

Estoque

É imprescindível também uma avaliação sobre estoque e capacidade de atendimento, considerando o possível aumento significativo da demanda. A empresa deve se preparar para acomodar a maior procura pelos seus produtos e serviços, de modo a não frustrar o consumidor.

Perfil do cliente

Podemos dizer que a principal dica é conhecer bem o perfil do cliente. Isso permitirá a execução de estratégias mais compatíveis com as suas expectativas e necessidades. A partir dessa avaliação primária, a empresa poderá definir meios para potencializar suas vendas no período.

Oferta de brindes e promoções

A montagem de combos e pacotes promocionais que contemplem produtos complementares, de modo a tornar a oferta mais atraente. Cartão-presente ou cupons de desconto para compras futuras são opções.

A oferta de brindes e descontos por indicação também agregam bastante aos argumentos de vendas. Outra estratégia comum é reconhecer aqueles clientes antigos, oferecendo descontos exclusivos. Esse estímulo à fidelização estreita o relacionamento entre a empresa e consumidor, possibilitando a elevação do nível de satisfação.

 


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Fonte: Paraíba Online

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