O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou a inclusão de cinco novas modalidades para as Olimpíadas de 2028, que serão em Los Angeles. Flag football e squash serão esportes estreantes, já beisebol/softball, críquete e lacrosse estão de volta ao quadro dos Jogos Olímpicos.
O flag football é a maior novidade. O esporte não é muito conhecido ao redor do mundo, sendo mais propagado apenas nos Estados Unidos. Já o squash foi aprovado para o quadro de modalidades olímpicas após mais de 20 anos de tentativas.
Críquete, lacrosse e beisebol (chamado de softball na categoria feminina) retornam à programação na maior competição esportiva do mundo. Críquete e lacrosse voltam ao cenário olímpico depois de mais de 100 anos. Já o beisebol/softball vive em uma verdadeira montanha russa. Esteve presente na programação entre 1996 e 2008, saiu nas edições de 2012 e 2016, retornou em 2020 e saiu novamente para 2024.
Justificativa do COI
Para o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, a inclusão das cinco modalidades é uma forma de engajar o movimento olímpico com a cultura esportiva dos Estados Unidos.
“A escolha desses novos cinco esportes vai ao encontro da cultura esportiva americana. Essas modalidades farão dos Jogos de 2028 uma competição única. A inclusão vai permitir ao movimento olímpico engajar com novos atletas e comunidades de fãs nos Estados Unidos e globalmente”, disse o presidente do COI.
A inclusão das modalidades foi uma sugestão do comitê organizador dos jogos de Los Angeles 2028 e já recebeu a primeira aprovação da comissão de programa olímpico do COI. Agora, a proposta aguarda a ratificação do comitê executivo do COI. Caso seja aprovada, entrará oficialmente no quadro de modalidades das Olimpíadas de 2028.
Leia mais notícias do esporte no jornaldaparaiba.com.br/esportes
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba