A Paraíba atingiu 100% de adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), por meio do seu presidente Alessio Costa Lima, parabenizou, nesta terça-feira (3), o Governo da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), pelo desempenho, resultante da união do Estado com os municípios, a fim de garantir uma alfabetização de qualidade para as crianças.
O lançamento oficial do Compromisso Criança Alfabetizada ocorreu em Brasília no dia 12 de junho. Trata-se de uma nova política de alfabetização brasileira, que tem o objetivo de garantir que todas as crianças do país estejam alfabetizadas ao finalizar o 2º ano do ensino fundamental. Ele também busca responder aos impactos da pandemia, assegurando a aprendizagem para crianças matriculadas do 3º ao 5º ano.
Antes do lançamento do compromisso nacional, o Governo da Paraíba, por meio da SEE-PB, já havia se movimentado em prol da alfabetização. Em 18 de maio, foi lançado o Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, que visa a formação de professores, entrega de materiais didáticos e incentivo às melhores práticas educacionais para garantir a alfabetização na idade correta.
Hoje, cinco meses após a implementação do pacto, a equipe segue desenvolvendo um conjunto de ações. Até o momento já foi realizada uma avaliação diagnóstica, por meio de um teste de fluência com 42 mil estudantes do 2º ano, bem como a análise e apropriação dos resultados. Agora, a secretaria segue com o monitoramento e acompanhamento dessas ações.
O secretário da Educação, Roberto Souza, agradeceu aos gestores municipais pela adesão ao Criança Alfabetizada e ressaltou a sinergia entre as iniciativas locais e a nacional. O programa federal, segundo ele, amplia e fortalece as ações já existentes no estado, através do suporte e recursos do Governo Federal.
“Os municípios estão muito motivados e têm dado muita importância a essa política, para superarmos as dificuldades de aprendizagem das nossas crianças. Essa conquista é um testemunho do nosso compromisso coletivo com a educação e do nosso esforço conjunto para garantir um futuro melhor para as nossas crianças. Agradeço de coração a todos que caminham conosco nessa jornada. Continuaremos trabalhando juntos para garantir a excelência em educação para a Paraíba”, disse o secretário.
Sobre o compromisso – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é baseado em cinco eixos: gestão e governança, formação de profissionais, infraestrutura, reconhecimento de boas práticas e avaliação.
Por meio dele, o MEC oferecerá apoio técnico e financeiro, incluindo bolsas para formação de professores e recursos para infraestrutura escolar. A adesão por parte dos estados é voluntária e visa melhorar a qualidade do ensino, reduzindo as desigualdades de aprendizagem.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online