A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Diretoria de Atenção à Saúde e da Área Técnica de Saúde da Mulher, realiza, nesta segunda-feira (2), às 9h, no auditório do Instituto Cândida Vargas (ICV), o lançamento da campanha Outubro Rosa. O evento irá discutir a importância do rastreamento e diagnóstico precoce para o tratamento em tempo hábil e mostrar as ações que a saúde municipal pode oferecer para agilizar o acesso.
Durante o evento, acontecerá uma palestra sobre a importância do diagnóstico precoce, orientações sobre o fluxo correto de atendimento às pessoas que necessitem fazer a mamografia, ultrassonografia de mama e o tratamento. Além disso, os presentes irão participar de um momento de coffee break, finalizando a atividade.
Segundo a coordenadora da Área Técnica e Saúde da Mulher de João Pessoa, Rosselle Leite, a Prefeitura de João Pessoa tem desenvolvido ações nesta temática durante todo o ano. “A gestão Municipal criou há dois anos o Programa Tudo Rosa, onde oferece gratuitamente a mamografia para todas as mulheres acima de 40 anos no mês do seu aniversário, com o objetivo de conscientizar as mulheres a se cuidarem o ano inteiro e não apenas no mês de outubro”, informou.
A diretora multiprofissional do ICV, Ana Giovana, destacou os trabalhos que o ICV vem fazendo para as mulheres. “Estamos entrando em um mês tão especial no cuidado da mulher, considerando que a maternidade tem um cuidado efetivo, seja na rede ambulatorial, na assistência às gestantes ou às mulheres vítimas de violência. O cuidado da mulher deve ser integral, de janeiro a janeiro. Seja cuidando da mama, da mente, do corpo, em toda a sua plenitude”, disse.
O evento contará com a participação dos representantes de todos os serviços de saúde da SMS. Será um momento oportuno para profissionais da Rede de Atenção à Saúde alinharem informações importantes sobre o rastreamento e seguimento dos casos alterados de câncer de mama.
A campanha do Outubro Rosa é internacional e tem o objetivo de relembrar, anualmente, a importância da prevenção do câncer de mama e o seu diagnóstico precoce, a fim de contribuir para a redução da mortalidade e promoção da qualidade de vida das pessoas acometidas pela neoplasia, em especial as mulheres, que representam 99% dos casos diagnosticados.
O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer, na população feminina, em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa o primeiro lugar, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM