Depois de um ano conturbado nos gramados, o Campinense agora vive um momento agitado fora de campo, graças ao cenário político do clube. Com a expectativa de ter quatro candidatos na disputa, as eleições 2023 no Campinense estão marcadas para o dia 22 de outubro.
Agora, o Jornal da Paraíba te atualiza sobre todas as movimentações no ambiente político no Renatão, e apresenta um breve perfil sobre cada um dos quatro pré-candidatos à presidência: Carlos Gonzaga, Lênin Correia, Rômulo Leal e Sérgio Sadék.
Confira os pré-candidatos das eleições 2023 no Campinense
Um nome já conhecido nos processos eleitorais do Campinense é o de Carlos Gonzaga. O empresário já postulou o seu nome em três ocasiões: 2011, 2017 e 2020. No entanto, nas duas primeiras ele não chegou a ter a sua candidatura deferida. Agora, ele chega às eleições 2023 no Campinense almejando novamente o cargo de presidente.
Nas eleições de 2020, quando finalmente pôde concorrer, Carlos Gonzaga perdeu o pleito para Phelipe Cordeiro, obtendo apenas 28% dos votos válidos. Depois de ser derrotado nas urnas, o empresário atacou o processo eleitoral e defendeu que a estrutura das eleições deveria ser modificada.
Um outro postulante ao cargo de presidente é o ex-vice-presidente da Raposa, Lênin Correia. Eleito junto com Danylo Maia, em 2021, o dirigente renunciou ao cargo em 2022, alegando descontentamento com questões internas do clube.
Em 18 de agosto, Lênin, que já era um dos nomes mais cotados para concorrer à presidência, tornou pública a composição da sua chapa para as eleições 2023 no Campinense. Junto ao ex-vice-presidente estão Flávio Torreão, como vice-presidente; Salim Halule, como diretor financeiro; e Daniel Fernandes, como diretor de patrimônio.
Em 15 de setembro, o Conselho Fiscal do Campinense divulgou que as contas de Danylo Maia foram reprovadas. Isso criou uma dúvida sobre a possível candidatura de Lênin Correia, por conta de ele ser o vice-presidente de Maia. No entanto, o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Antônio Trajano, informou que os fatos não têm ligação direta entre si.
Um nome que até pouco tempo atrás era incerto na disputa é o do ex-presidente Rômulo Leal. Atualmente conselheiro do clube, ele comandou a pasta executiva do Campinense em 2010.
Em 12 de setembro, o nome de Rômulo Leal passou a ser cogitado como um possível candidato nas eleições 2023 no Campinense. No entanto, à nossa reportagem, o ex-presidente do Rubro-Negro negou que já houvesse uma decisão firmada sobre uma eventual candidatura.
Em 20 de setembro, Rômulo Leal anunciou publicamente que será candidato à presidência do Campinense. O anúncio oficial da pré-candidatura e a apresentação da chapa serão feitos nesta sexta-feira (22), em uma coletiva de imprensa que será realizada em um hotel, no centro de Campina Grande.
O empresário Sérgio Sadék fecha a lista de pré-candidatos a presidente nas eleições 2023 no Campinense. Até o momento, o diferencial na campanha de Sadék é o seu ambicioso plano de gestão.
Entre as medidas apresentadas por Sérgio Sadék, ainda em agosto deste ano, está a construção de um novo CT para o Clube Cartola. Além disso, com o número crescente de denúncias de manipulação de resultados no futebol brasileiro, o empresário afirmou que pretende, se eleito, retirar o Campinense das casas de apostas.
Calendário das eleições 2023 no Campinense
- 21.set – Prazo final para que os sócios patrimoniais possam ficar adimplentes. Só assim terão direito a voto;
- 26 a 28.set.2023 – Período para efetivação das inscrições de chapas para Conselho Diretor e candidaturas individuais para os conselhos Deliberativo e Fiscal;
- 29.set.2023 – Divulgação das inscrições das chapas e candidaturas avulsas/individuais efetivadas e deferidas/homologadas pela Comissão Eleitoral;
- 30.set.2023 – Prazo final para apresentação de pedido de impugnações de chapas inscritas e recursos à Comissão Eleitoral;
- 1º.out.2023 – A Comissão divulga os resultados dos pedidos de impugnações e recursos apresentados pertinentes a homologação da(s) chapa(s) inscrita(s);
- 2.out.2023 – Fixação da lista do Colégio Eleitoral contendo todos os sócios aptos a votarem e serem votados;
- 22.out.2023 – Eleições – Colégio Eleitoral (Assembleia Geral Ordinária). Local e horário constam do Edital de Convocação;
- 24.out.2023 – Proclamação dos eleitos nas eleições 2023 no Campinense com fixação dos nomes em local(is) visível(eis) e de fácil acesso nas dependências, site e rede social do clube;
- 30.out.2023 – Comissão Eleitoral fixa data e hora da posse dos eleitos.
Leia mais notícias do esporte paraibano no jornaldaparaiba.com.br/esportes
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba