Escritora Ezilda Melo leva literatura paraibana à França com lançamento da obra “Águas de Mim”

A escritora paraibana Ezilda Melo foi contemplada pelo Edital Arte na Bagagem e em outubro viajará para a França representando a literatura paraibana em evento promovido na França sobre a escrita da mulher sertaneja, na oportunidade lançará “Águas de Mim”, publicado pela Editora Portuguesa Chiado Books, um livro com registro poético, memória e ancestralidade que perpassa caminhos áridos que se iniciam na zona rural do seridó nordestino, passam pelas águas da borborema até chegarem ao litoral.

Ser porta-voz literário da riqueza que é a literatura sertaneja, a escritora, que também é advogada, historiadora, professora universitária, mestra em Direito, diretora da Editora Porta, afirma que esse momento é emblemático, vez que o projeto contemplado permite que se leve a questão identitária de ser mulher sertaneja nascida na zona rural nordestina para uma discussão a nível internacional, dando visibilidade e alcance para o que podemos chamar de “escrita sertaneja”.

Em sua primeira edição, o “ARTE NA BAGAGEM” contribue para a inserção da produção cultural paraibana em níveis regional, nacional e internacional conforme objetivo expresso na Política Estadual de Cultura, definida pela Lei Estadual nº 10.325, de 11 de junho de 2014. A iniciativa estimula o desenvolvimento e o fortalecimento do cenário cultural paraibano, assim como promove a aproximação e o fortalecimento de laços culturais com a região Nordeste, outros estados brasileiros e países, conforme reza a meta IX no Plano Estadual de Cultura, instituído pela Lei Estadual nº 12.372, de 19 de julho de 2022, que prevê a implantação do Programa Arte na Bagagem. Nesse sentido, a iniciativa é também um meio de oportunidade de negócios e de participação no mercado nacional e internacional, com a promoção e exportação de bens e serviços culturais.

O resultado completo pode ser acessado aqui.

A segunda edição do Arte na Bagagem já está com inscrições abertas aqui.

Nessa primeira edição foram contemplados 18 projetos nacionais, 10 regionais e 8 internacionais. Ao todo, o Estado da Paraíba destinou R$ 1 milhão para as duas fases do projeto. É uma oportunidade de levar a arte da paraíba para outras cidades e também para o exterior.

 


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Mulher morre eletrocutada ao usar geladeira em João Pessoa

Mulher morre eletrocutada ao usar geladeira em João Pessoa

Uma mulher morreu eletrocutada, nessa quarta-feira (13), ao usar a geladeira de

Próximo
Jovem de 23 anos morre após sofrer descarga elétrica em João Pessoa

Jovem de 23 anos morre após sofrer descarga elétrica em João Pessoa

    Um jovem de 23 anos morreu na noite da última quarta-feira (13) no bairro

Você também pode se interessar
Fonte-+=