O secretário de Educação de Campina Grande, Raymundo Asfora Neto, concedeu na noite desta terça-feira, 14, entrevista para o programa Ideia Livre, da Rede Ita (canal 18.1), e destacou os pontos determinantes que têm colocado a educação de Campina Grande entre as melhores do Nordeste.
Segundo Asfora Neto, a Prefeitura de Campina Grande está trabalhando em várias frentes, como formação profissional, investimento na infraestrutura e, principalmente, investimento no estudante. O resultado disso, conforme ele, é a diminuição da evasão escolar e aumento nos níveis de aprendizado.
“Nós temos um baixo percentual de evasão escolar, e isso eu atribuo ao trabalho importante do Busca Ativa nas escolas, mas também ao investimento no estudante, que é o grande diferencial da gestão do prefeito Bruno, que incluiu o estudante dentro do orçamento da rede pública. Notamos que muitos pais não estavam encaminhando os filhos para a escola porque não tinham condição de comprar tênis, caderno, óculos, e o prefeito Bruno incluiu o estudante dentro do orçamento da rede pública”, destacou.
Este ano, destacou o secretário, os estudantes da rede municipal receberam fardamento novo, tênis e um kit escolar completo com estojo, caderno, lápis, coleção, régua e todo material necessário para as aulas.
E chamou a atenção para um detalhe: muitos pais não estavam encaminhando os filhos para a escola porque não tinham um tênis, não tinham condições de comprar caderno, óculos e o prefeito Bruno incluiu o estudante dentro do orçamento da rede pública.
Um outro avanço significativo que reforça essa atenção especial para o estudante da rede é o Programa Olhar Campina.
Na atual gestão, além de receberem óculos de grau, mais de 2 mil alunos da rede com problemas na visão já fizeram exames de vista e mais de 500 receberam os óculos escolhidos por eles mesmos na própria unidade de ensino. E o resultado disso é a diminuição da evasão escolar, como destacou o secretário.
“Campina tem atingido a sua meta de baixo percentual de evasão escolar na rede, isso tomando como base os parâmetros estabelecidos pela Unesco. Então, nesse aspecto, a gente está fazendo o dever de casa”, comemora o secretário.
Investimentos estruturais
O secretário de Educação destacou ainda os avanços estruturais na e lá Educação, que tem 20 obras entre reforma, ampliação e reconstrução em andamento.
Além do investimento tecnológico com internet de alta velocidade em todas as unidades, a distribuição dos laboratórios móveis de informática para as escolas, kits de robótica para as crianças do ensino infantil e entrega dos notebooks para professores e técnicos.
“No aspecto estrutural, tem-se feito muito. Hoje, todas as escolas da rede têm acesso à internet de alta velocidade. Isso foi um passo dado pensando em etapas. Posteriormente a isso, os professores receberam notebooks, que é um instrumento indispensável hoje para dar aulas. A gente já climatizou mais 350 salas de aula com ar condicionado, o que é importante. E estamos também construindo as primeiras digitecas, que misturam os livros digitais com os físicos e audiobooks”, frisou.
Prêmios
Para o secretário Asfora Neto, esse conjunto de investimentos na educação é o que tem garantido os bons resultados que estão sendo vistos na educação de Campina Grande.
“Não tenho dúvidas de que todas essas ações irão desaguar numa melhor avaliação da rede municipal que, aliás, foi divulgado recentemente no ranking de competitividade dos municípios que entre 2021 a 2023, no quesito qualidade de ensino, Campina Grande subiu quase 50 posições entre os municípios brasileiros, além de ter ganho por dois anos seguidos o Prêmio Band/Instituto Átila como melhor educação da Paraíba”, ressaltou.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online