Nos dias 8 e 12 de outubro de 2023, o jovem rural e paraibano Lucas Samuel, 24, participará presencialmente do Fórum Global de Governança da Internet (IGF) que será realizado no Japão, Kyoto sob os auspícios da Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento global é da alta cúpula da ONU, onde reunirá delegações nacionais de todo o planeta para discutir temas globais em relação a Internet como: inteligência artificial, inclusão digital, apropriação tecnológica, proteção de dados, conectividade significativa entre outros.
Para participar do evento, fui um dos 10 jovens brasileiros selecionados, de todo o Brasil, dentre centenas de inscrições. Enquanto jovem rural paraibano, tenho se destacado pelo comprometimento com questões relacionadas à tecnologia e à internet em áreas rurais em comunidades vulnerabilizadas, onde muitas vezes o acesso e a infraestrutura são limitados.
O Fórum Global de Governança da Internet é uma oportunidade única para que eu me reúna com líderes globais e jovens talentosos de todo o mundo para discutir e trazer soluções sobre como a internet pode ser usada para promover o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e econômica em zonas rurais, e para abordar desafios globais.
Como o único jovem paraibano da delegação brasileira, terei a oportunidade de compartilhar minhas experiências e perspectivas sobre como as questões que cercam a internet afetam diretamente as comunidades rurais do nosso estado e do país como um todo. Além disso, com o meu perfil rural, levo uma perspectiva valiosa para as discussões, a nível global, destacando as oportunidades e desafios específicos enfrentados pelas comunidades rurais.
O evento será uma plataforma para discutir questões cruciais, como a aplicação responsável da inteligência artificial, garantir que todas as pessoas tenham acesso igualitário à internet, proteger a privacidade e os dados pessoais dos usuários e promover a conectividade significativa em todo o mundo.
Essa minha conquista não somente destaca o meu compromisso e dedicação enquanto Internacionalista, mas também coloca o foco na urgente necessidade de envolver jovens de diferentes origens geográficas e culturais nos processos de discussão política. Portanto, a minha participação ativa no Fórum Global de Governança da Internet é um exemplo inspirador de como a juventude paraibana e brasileira pode desempenhar um papel fundamental na construção de um futuro digital mais inclusivo e equitativo para todas as pessoas.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM