Até o final deste sábado (2) cerca de 15 mil pessoas devem passar pelos estandes da 6ª Feira de Negócios do Vale do Paraíba e do 5° Festival de Camarão, que acontece em Itabaiana, no agreste paraibano, e funciona como uma vitrine para mostrar as principais produções da região.
O primeiro dia do evento, a sexta (1), contou com um Seminário de Boas Práticas do Turismo, com palestras e debates, e foi realizado pelo Sebrae/PB, que também apoia diversos empreendedores locais.
Na programação da sexta-feira, foram apresentadas ideias para incentivar o turismo gastronômico na região, aproveitando o destaque para a carcinicultura, ecoturismo e propostas para o desenvolvimento da economia criativa, por meio do artesanato.
As palestras foram conduzidas pela gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim.
Neste sábado as atividades continuam com exposição dos produtos e serviços dos empreendedores de Itabaiana e região nos estandes, divulgando ao público as atividades que fomentam a economia local, como a produção de laticínios, carcinicultura, licores e cachaças, artesanato e culinária.
“Esses eventos que estamos realizando incentivam a carcinicultura, principal atividade da região, e o turismo, olhando para o desenvolvimento dessas atividades. A Fenevale é essa grande confraternização do Vale do Paraíba, onde os produtores têm a oportunidade de mostrar o que eles têm de melhor nas suas cidades”, destacou o gerente da agência regional do Sebrae/PB de João Pessoa, Franco Fred.
Por sua vez, o analista técnico do Sebrae/PB, Pablo Queiroz, que atua diretamente com os produtores do Vale do Paraíba, por meio do Programa de Desenvolvimento do Território Sustentável, lembrou que os eventos promovem ainda a troca de ideias e melhor integração entre os empreendedores.
“Vemos aqui o quanto é ampla a cadeia produtiva desses municípios e a integração de empreendedores de vários segmentos, oferecendo seus equipamentos, tecnologias, consultorias. É uma oportunidade para melhorar essas atividades e integrar os negócios”, complementou.
O prefeito de Itabaiana, Lúcio Flávio, reforçou a importância da Fenevale e do Festival do Camarão como eventos principais para fomentar a economia local e trazer mais oportunidades para os empreendedores.
“Essa feira muito nos orgulha. E o Sebrae é esse parceiro que está sempre nos apoiando e incentivando os nossos produtores para melhorar sua produção com qualidade. Temos dez municípios expondo o que tem de melhor e onde podemos investir, melhorar, principalmente no turismo”, acrescentou.
Itabaiana é a terceira cidade do país que mais produz camarão. Durante a feira, alguns carcinocultores expuseram as tecnologias e novidades que estão trazendo para os seus negócios, além de fortalecer a articulação dessa cadeia produtiva.
“Temos boas perspectivas de negócios entre os produtores e essa feira já entrou no nosso calendário como o principal evento para mobilizar os nossos mais de 600 produtores. Nós temos muito a crescer”, disse Jairton Sena, vice-presidente da Associação dos Carcinocultores da Paraíba.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online