O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino (Republicanos), fez um balanço da manifestação realizada nesta quarta-feira (30), pelos prefeitos paraibanos em protesto contra a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Segundo ele, o ato foi positivo e serve de alerta para o governo federal, pois existem vários caminhos para sanar a crise.
“Falta só vontade política do governo federal em ajudar os prefeitos, afinal de contas tudo acontece nos municípios. São os prefeitos que acordam com a população na sua porta pedindo por uma cirurgia, medicação ou de um carro para socorrer um filho. O povo não bate na parte de um governador ou de um presidente, só bate na porta dos prefeitos ou dos vereadores”, disse.
Para o deputado, que enfatizou o apoio do Poder Legislativo à manifestação dos prefeitos, as palavras de ordem são de união, força e luta, porque neste país ninguém dá nada a ninguém.
“Tudo só se consegue na luta e na força”, atestou Galdino, acrescentando ainda que o ato só mostra o tamanho da crise e das dificuldades que os prefeitos e prefeitas estão enfrentando.
Galdino lembrou que várias medidas podem ser adotadas para desafogar o sufoco financeiro não só dos gestores paraibanos, mas também para todos os brasileiros, a exemplo da questão do royalties do petróleo, da diferenciação de alíquotas com a isenção fiscal, mas ques os municípios não foram compensados, enquanto outros estados já receberam para repassar aos municípios, além da PEC, que aumentoU 1,5 % a participação das Prefeituras no bolo orçamentário.
“Enfim, temos vários caminhos para ajudar os prefeitos”, avaliou o deputado.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online