O deputado federal paraibano, Cabo Gilberto Silva(PL), aumentou a polêmica sobre a redução do número de representantes na Câmara Federal, que deve atingir a Paraíba na Assembleia Legislativa do Estado.
Ele apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional que atinge a redução de representantes, tanto na Câmara Federal, como no Senado Federal. O deputado ainda está angariando assinaturas para poder apresentar a matéria à Mesa Diretora da Casa.
Conforme Gilberto, a PEC propõe a diminuição de 3 senadores para 2 por estado, de 513 para 342 deputados, ou seja, uma redução de um terço do Parlamento.
“Não tem necessidade nenhuma de o país ter 513 deputados federais e 81 senadores”, explicou o deputado, acrescentando como exemplo a representativo nos Estados Unidos onde se tem 2 senadores por estados e 400 deputados para o dobro da população brasileira.
Ele disse que é totalmente contra o que determinou o STF, que acatou a ação do Pará e agora a Paraíba vai ficar prejudicada com a redução do seu número de representante na Câmara Federal, que vai ficar com duas cadeiras a menos e a Assembleia Legislativa poderá perder 6 deputados dos 36 representantes com assento na Casa de Epitácio Pessoa.
“Nós vamos lutar muito para que isso não ocorra. A nossa proposta é ainda de deixar no mínimo 5 e no máximo 50 representantes, o que vai depender de cada estado e a sua população”, destacou.
Em relação à emendas, Gilberto explicou que o que ficar será dividido pelo número de deputados restantes porque o orçamento impositivo, as emendas parlamentares de cada deputado, é de acordo com a porcentagem do orçamento do ano seguinte.
“Então não vai reduzir nada com relação a isso porque eu não seria maluco de reduzir os investimentos da Paraíba que já é um estado muito prejudicado, historicamente, pelo governo federal”, avaliou.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online