O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou, nesta segunda (28), por unanimidade, o calendário acadêmico dos semestres letivos 2024.1 e 2024.2 dos cursos de graduação da educação a distância (EaD).
A reunião na qual ocorreu a apreciação da matéria foi presidida pela vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, e a relatoria do processo foi feita pela Profa. Márcia Maria de Medeiros T. Saeger, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE).
No calendário aprovado, o período letivo 2024.1 da EaD terá início em 1° de março de 2024 e se estenderá até 1º de julho de 2024. Os discentes ingressantes e veteranos deverão realizar as matrículas nos componentes curriculares no intervalo de 5 a 7 de fevereiro de 2024.
Com relação ao semestre letivo 2024.2, as atividades do período começarão em 1° de agosto e seguirão até 2 de dezembro de 2024. O período de matrículas, para alunos ingressantes e veteranos, ocorrerá de 15 a 17 de julho de 2024.
Uma das novidades acatadas pelo colegiado nos dois calendários da EaD é a possibilidade de oferta de turmas de férias. No período 2024.1, as turmas de férias poderão ser solicitadas de 2 a 31 de janeiro de 2024 e, no semestre letivo 2024.2, de 1° a 30 de julho de 2024.
De acordo com a Profa. Adriana Mascarenhas, coordenadora acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), as coordenações de curso realizam um levantamento dos componentes curriculares que apresentam uma grande quantidade de alunos retidos e propõem aos departamentos a criação das turmas de férias. Os departamentos apreciam a solicitação, de acordo com os requisitos enumerados na Resolução nº 29/2020, do Consepe, e, uma vez instituída a turma, os discentes realizam as matrículas, podendo cursar até três componentes curriculares no período letivo de férias.
“A turma de férias é ofertada em razão de uma tentativa de diminuir o número da retenção. É uma das alternativas que a UFPB oferece para que os estudantes que, por algum motivo estão com algum componente retido, possam dar continuidade nos estudos. Isso facilita para que o aluno possa seguir o fluxo do curso. Além dos alunos retidos, também podem se inscrever nas turmas de férias os discentes regulares, desde que o componente curricular não tenha um pré-requisito”, explica a Profa. Adriana.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online