Segurança alimentar
Prefeitura de João Pessoa concluiu entrega de cartões do programa Pão e Leite em três dias
23/12/2022 |
09:00 |
259
A entrega dos cartões aos beneficiados do programa Pão e Leite, da Prefeitura de João Pessoa, encerrou no final da tarde desta quinta-feira (22). Ao todo, foram liberados os cartões de 4.394 usuários, que já podem fazer uso do valor de R$ 50 nos estabelecimentos comerciais cadastrados no programa. A entrega iniciou na última terça-feira (20), no ginásio O Ronaldão, para garantir a compra dos alimentos antes do Natal.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), executora do programa, dividiu a entrega dos cartões por ordem alfabética e em turnos específicos para que todos pudessem buscar seu benefício com conforto e rapidez. A eficiência da estratégia adotada foi comprovada com o início dos atendimentos nos turnos da tarde acontecendo geralmente antes do horário previsto.
“Tivemos uma grande mobilização da Secretaria de Desenvolvimento Social, que contou com o apoio de todos os seus funcionários e também com a ajuda das outras secretarias que compõem a gestão, que foram muito parceiras em nos ceder todo seu conhecimento e trabalho para que conseguíssemos realizar essa operação tão importante”, afirmou Norma Gouveia, secretária de Desenvolvimento Social da Capital.
O turno da tarde desta quinta-feira foi especificamente para que os retardatários pudessem buscar seus cartões, mas a secretária lembra que, quem está na lista de beneficiados e não conseguiu pegar o cartão no Ronaldão, não será prejudicado. “Na próxima semana será informado como essas pessoas poderão buscar seus cartões em diferentes unidades da Sedes. Queremos garantir que as primeiras seis mil pessoas contempladas com o programa Pão e Leite tenham seu cartão em mãos”, reforçou.
Benefício – Cada família está recebendo um cartão magnético onde serão depositados R$ 50 mensalmente. Com este cartão, elas vão adquirir gêneros alimentícios nos estabelecimentos comerciais cadastrados junto ao programa. Cada unidade familiar poderá receber o benefício por um ano, prorrogável por mais cinco anos, caso seja comprovada a necessidade. Caso a família não use o cartão por dois meses consecutivos, o mesmo será suspenso e reativado a partir de uma nova visita psicossocial de assistentes sociais da administração municipal.