A equipe do Laboratório de Vida Independente e Tecnologia Assistiva (Lavita), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), faz a prescrição de cadeiras de rodas para a população paraibana de forma gratuita. O projeto visa proporcionar a melhor realização das atividades pessoais com qualidade de vida. Já que uma cadeira de rodas mal ajustada pode contribuir para fadiga, lesões e prejudicar a funcionalidade do usuário.
O serviço é aberto para a comunidade através do projeto “Assista: tecnologia assistiva para crianças e adolescentes”, desenvolvido no Lavita. Para agendar, o interessado em fazer a prescrição de cadeiras de roda deve entrar em contato com a Lavita por e-mail.
O atendimento é feito às quintas-feiras, no período da tarde. E, a prestação do serviço para servidores e discentes da UFPB se dá por meio do Comité de Inclusão e Acessibilidade (CIA), localizado no Hall central da Reitoria da UFPB.
Para ter a prescrição de cadeira de rodas, o paciente deve passar por uma avaliação para a observação de aspectos que permeiam o uso efetivo de cadeira de rodas que são:
- Condições físicas;
- Funções e rotina da pessoa;
- Modelo de cadeira mais adequado para cada caso.
De acordo com Cláudia Galvão, coordenadora do projeto, o momento certo de buscar uma prescrição para uso de cadeira de rodas é quando o paciente demanda uma cadeira, ou quando a cadeira utilizada pelo indivíduo já não estiver mais suprindo as demandas diárias, causando incômodos ou dificuldades.
Para a prescrição ideal de uma cadeira de rodas, são levados em consideração os aspectos:
- Anatômicos;
- Condições físico-motoras do paciente;
- Condições cognitivas;
- Quais situações e locais a cadeira será utilizada.
A equipe, entre outros fatores, também observará:
- Nível de independência da pessoa;
- Tipo de transporte que usa;
- Onde mora;
- Acessibilidade dos ambientes que frequenta.
Uma vez que a prescrição da cadeira de rodas for realizada, via Laudo para Procedimentos de Alta Complexidade (Apac), o responsável do laboratório ou o usuário irá para a Policlínica Municipal Jaguaribe (Cais de Jaguaribe) com uma cópia dos seguintes documentos:
- CPF;
- RG;
- Comprovante de residência;
- Laudo médico; e
- Documento pessoal do responsável para solicitar a concessão da cadeira de rodas prescrita.
“As cadeiras mais prescritas no Lavita são as ditas padrão, dobrável em ‘X’, porém, nos últimos meses, com o atendimento dos usuários que possuem o perfil jovem e ágil, estamos prescrevendo as cadeiras monobloco, e motorizadas”, comentou a coordenadora do projeto.
Sobre o Lavita
O Lavita está localizado no Departamento de Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB, em João Pessoa. As prescrições são realizadas pela coordenadora do laboratório, a professora Cláudia Galvão, Terapeuta Ocupacional, com experiência de quase 30 anos na área, junto a estagiária Anaiza Dias, aluna da graduação em Terapia Ocupacional.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba