Advogados Criminalistas e Policiais Penais se reúnem para discutirem ações conjuntas para segurança pública da PB

Representantes da Associação Nacional da Advocacia Criminal (ANACRIM/PB) e da Escola de Gestão Penitenciária do Estado da Paraíba (EGEPEN-PB) reuniram-se na tarde desta sexta-feira (14), com o intuito de ampliar a atuação na área de formação e capacitação da Polícia Penal, bem como de fomentar a produção de informação e conhecimento sobre o sistema penitenciário da Paraíba.

Na pauta do encontro foram discutidas questões que envolvem principalmente o fomento a pesquisas científicas, formação e capacitação da polícia penal, realização de eventos, constituição de acervo bibliográfico específico na temática prisional e internacionalização da parceria.

O encontro contou com participação dos representantes da ANACRIM, Prof. Dr. Rômulo Palitot (Presidente), Christiane Araruna Sarmento (Conselheira Estadual) e Genesis Cavalcanti (Presidente da Comissão de Assuntos Acadêmicos), como também a presença do Diretor da EGEPEN-PB e Policial Penal, Dr. Mazukyevicz Ramon, do assessor da Egepen, Professor José Ferreira Nunes Neto.

Mazukyevicz destacou que o “objetivo da parceria com a Anacrim vai mais além do que estreitar os laços entre as duas categorias da Polícia Penal e a Advocacia, especial a criminal, mas, sobretudo, construir um alicerce científico para o desenvolvimento de trabalhos e políticas públicas a partir da informação gerada”. Segundo ele, a ideia é que “os advogados que possuem pesquisa, artigos, e livros publicados na área prisional, da violência e da segurança pública possam subsidiar a Escola Penitenciária da Paraíba com a formação de um acervo específico para que tanto os policiais penais, quanto os advogados, os estudantes e a comunidade possam ter na Escola Penitenciária um espaço de referência para pesquisa sobre o Sistema Penitenciário no Brasil”, declarou.

UNIVERSALIZAÇÃO – Ainda segundo o diretor da Egepen, Dr. Mazukyevicz Ramon, a parceria com a ANACRIM também tem a “pretensão de nacionalizar-se e internacionalizar-se, considerando que a Anacrim possui representação nacional e que a Escola Penitenciária também integra a Rede Nacional das Escolas e Academias de Serviços Penais, vinculadas à Secretaria Nacional de Serviços Penais – Senappen, a ideia é que no futuro nós pensemos ações não só no âmbito da Paraíba, mas também em âmbito nacional. Inclusive, aproveitando os contatos da Anacrim com os segmentos das universidades e academias não só no Brasil, mas também fora do Brasil; a intenção é que essa parceria possa também render frutos no que diz respeito à capacitação dos policiais penais, pesquisa sobre o sistema prisional com base em fontes, instrutores e material das universidades de todo o mundo”.

O presidente da ANACRIM-PB, Romulo Palitot, expressou sua satisfação em oficializar essa parceria estratégica e o planejamento de ações conjuntas voltadas ao fortalecimento do Sistema Penitenciário do Estado. “A Anacrim está comprometida em contribuir com a formação e não medirá esforços para somar com a expansão do conhecimento das ciências criminais e capacitação de advogados criminalistas, bem como para a melhoria dos serviços públicos oferecidos à sociedade paraibana” – complementou Palitot.

 


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Ponte que ligará Três Ruas ao Campus I da UFPB está com 70% das obras concluídas

Ponte que ligará Três Ruas ao Campus I da UFPB está com 70% das obras concluídas

A construção da ponte que ligará as Três Ruas, no bairro dos Bancários, ao

Próximo
Associação dos Defensores Públicos registra final de votação com eleição de Everaldo Lira para novo mandato

Associação dos Defensores Públicos registra final de votação com eleição de Everaldo Lira para novo mandato

Por Walter Santos   O presidente da Comissão Eleitoral, Delano Lucas, na eleição

Você também pode se interessar
Fonte-+=