Menos estresse e mais concentração: conheça os principais benefícios do yoga

 

 

Conhecer a si mesmo, desafiar limites e melhorar a saúde mental e física. Estes são alguns dos resultados alcançados por quem faz yoga. Você sabia que a prática tem mais de 5 mil anos, nasceu na Índia, e é uma atividade com benefícios reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS)? Há pessoas que fazem yoga para melhorar o estado emocional, como reduzir tensões e estresse, e há outras que praticam como exercício físico, para melhorar força, resistência e respiração.

A terapeuta holística do Espaço Vida da Unimed João Pessoa, Fabiana Filippin, conta que recebe constantemente vários relatos de alunos sobre os resultados positivos que a yoga proporciona, como controle do estresse, da ansiedade, sensação de clareza de pensamento e aumento da percepção pessoal sobre seu corpo físico e comportamento. Além disso, ela lembra que esses benefícios já foram atestados cientificamente. “Um estudo de revisão sistemática realizado em 2015 pelos pesquisadores Pascoe e Bauer procurou avaliar os efeitos do yoga no estresse e humor”, relata.

De acordo com Fabiana, na análise, 25 estudos apresentaram evidências de que a prática regular do yoga proporciona uma melhora no sistema nervoso simpático e do sistema hipotálamo-hipófise-adrenal como também a diminuição dos sintomas de depressão e de ansiedade em várias pessoas ao redor do mundo. “Essa regulação endócrina influencia diretamente na produção de melatonina e ajuda muito na qualidade do sono, diminuindo a insônia, por exemplo”, disse a terapeuta, que também é mestre em enfermagem.
Na prática do yoga, basta reservar apenas um momento do dia para o corpo já sentir os efeitos na saúde física, como melhoria na postura, respiração e coordenação motora.

A terapeuta Fabiana Filippin lembra ainda que a qualidade do sono dos praticantes também é impactada positivamente. “Eles relatam que se mostram mais resilientes em situações de estresse, mantendo-se mais centrados e calmos; e aumentam consideravelmente a autopercepção do seu corpo e de seus comportamentos, implicando em mudanças de hábitos que favorecem a qualidade de vida”.

Entre as praticantes do yoga no Espaço Vida está Rubenita Nóbrega. Para ela, a atividade é importante para o equilíbrio da vida como um todo. “A professora não só trabalha com o físico mas com o equilíbrio mental e emocional das pessoas com muito conhecimento. No início das aulas, ela prepara, ensina, mostra uma maneira de ver a vida, de enfrentar os problemas com menos preocupação e estresse. É maravilhosa a aula dela, eu amo”, declarou.

PARA TODOS

O yoga é uma prática democrática, podendo ser praticada por crianças, adultos e idosos. Contudo, se a pessoa tiver algum problema articular ou muscular em tratamento, é preciso cautela, conforme explica a terapeuta. “Não há restrições absolutas, mas relativas, como é o caso de pessoas que estão passando por processos inflamatórios agudos em musculaturas, articulações, protusões em hérnias de disco, sendo indicado aguardar melhora do quadro de dor e depois iniciar as práticas”, esclarece.

O yoga não tem restrições, mas adaptações para seus participantes. “O que irá variar é a intensidade da prática que será definida individualmente, de acordo com seu estado de saúde”, recomenda.

PRÁTICAS INTEGRATIVAS

Os clientes Unimed JP têm acesso ao yoga e a outras práticas integrativas, como auriculoterapia, ventosaterapia, biodança, dança circular, relaxamento e aromaterapia no Espaço Vida, por meio do programa Harmonize. As atividades acontecem duas vezes por semana, com o objetivo de promoção à saúde do paciente de maneira integral.

Para participar do Harmonize, os beneficiários devem agendar o atendimento na área do cliente do Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/cliente). Para cada prática, é formada uma turma e os dias e horários estão disponíveis no próprio painel de agendamento. Os atendimentos também podem ser agendados através do aplicativo Unimed JP, que está disponível para os sistemas Android e iOS.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Após pressão, município de Lucena deixa de permitir abate de animais encontrados em vias públicas

Após pressão, município de Lucena deixa de permitir abate de animais encontrados em vias públicas

    O prefeito de Lucena, Léo Bandeira, voltou atrás e publicou um novo decreto

Próximo
Vereador do antigo PSC decide ficar no Podemos

Vereador do antigo PSC decide ficar no Podemos

Foto: Paraibaonline Apesar da existência legal da possibilidade de trocar de

Você também pode se interessar
Fonte-+=