Criar, fomentar e dar visibilidade para ações que fortaleçam o ambiente de inovação em Campina Grande, através de um trabalho integrado entre instituições públicas e privadas e a sociedade.
Essa é a missão do ecossistema de inovação, grupo que conta com a participação de mais de 40 instituições com atuação na cidade, entre elas o Sebrae/PB, além de empresários e empreendedores, com o propósito maior de fortalecer e ampliar a vocação inovadora da Rainha da Borborema.
Para cumprir com esse propósito, e dando continuidade às ações previstas para o ano de 2023, os atores que integram o ecossistema definiram as prioridades conjuntas e traçaram metas para o grupo no período entre julho e setembro.
Considerando o nível de maturidade do ecossistema e buscando impulsionar a economia da cidade através dos negócios inovadores, essas metas também buscam estimular um maior engajamento da sociedade nesse processo.
De acordo com o planejamento, uma das metas é fortalecer e ampliar as conexões que já existem dentro do ecossistema de inovação, através do mapeamento de empreendedores locais, do desenvolvimento de projetos coletivos entre os agentes, além de ampliar a cooperação entre empresas e empreendedores.
Outra meta importante estabelecida é a criação de um observatório para o monitoramento de fontes de recursos que tenham como foco negócios e ideias inovadoras.
Nesse universo, destacam-se, principalmente, os editais voltados para investimentos em startups e novos modelos de negócios.
Também com foco no próximo trimestre, o ecossistema pretende criar um banco de dados da rede de inovação, de modo a facilitar a comunicação, o conhecimento interno e a integração entre os atores que fazem parte do grupo.
Conforme ressalta a analista técnica do Sebrae/PB, Ivana Sena, essas ações e metas fazem parte de um contexto e de um planejamento ainda maior, que pretende fortalecer Campina Grande enquanto ambiente de inovação aberta, onde as empresas de base tecnológica possam surgir e crescer oferecendo soluções inovadoras para problemas locais e globais.
“A partir do fomento do Sebrae, e com o apoio de diversas instituições parceiras, plantamos a semente para integrar e fortalecer o ecossistema em Campina Grande e alcançamos esse propósito com êxito. Hoje, depois desse trabalho, temos um núcleo do ecossistema que é responsável por monitorar as ações pré-estabelecidas para que continuemos a atingir nossos propósitos, fortalecendo ainda mais esse ecossistema”, explicou a analista.
HUB PB – Uma das ações desenvolvidas com foco no ecossistema de inovação, através de uma parceria entre o Sebrae/PB, IEL e Senai/PB, é o HUB PB, programa de pré-aceleração de startups, que está na reta final de inscrições para a sua terceira edição.
Totalmente gratuito, o programa vai selecionar até 20 projetos inovadores da Paraíba para receberem capacitações e mentorias com foco no desenvolvimento dessas ideias e na transformação delas em modelos de negócios a serem inseridos no mercado.
Podem participar do HUB PB pessoas físicas que possuam ideias inovadoras, ou pessoas jurídicas, que se enquadrem em um dos seguintes critérios: possuir uma startup de base tecnológica com até dois anos de existência; ser microempreendedor individual (MEI); ou possuir uma microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP).
As inscrições seguem abertas até o próximo sábado (24) e, para auxiliar o público nessa reta final, os organizadores do programa promoveram, nesta terça-feira (20), uma ação no Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande, para apresentar a metodologia do HUB PB e esclarecer possíveis dúvidas.
A ação ocorreu no stand do ecossistema de inovação, que aproveita a realização do Salão em Campina Grande para divulgar as suas ações e aproximá-las da sociedade.
Para mais informações sobre o HUB PB, os interessados podem acessar os sites www.sebraepb.com.br, https://www.fiepb.com.br/senai/ e https://linktr.ee/hubparaiba.
Dúvidas sobre o regulamento também devem ser esclarecidas através dos e-mails [email protected] e [email protected].
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online