Delícias juninas: Aprenda a fazer o tradicional bolo pé-de-moleque, um dos mais consumidos no São João 

Uma das tradições mais marcantes do mês junino são os quitutes da festa, e para não ficar de fora da comemoração, o chef Tito Ramalho ensina uma receita fácil e simples para preparar o tradicional bolo pé-de-moleque, um dos pratos mais consumidos durante as festividades.

O bolo pé-de-moleque é um clássico da celebração junina, especialmente popular na região Nordeste do Brasil, devido à sua cor mais escura e à presença de castanha e amendoim em sua composição. Sua origem remonta ao período do Brasil colonial, e uma das teorias mais aceitas é de que quituteiras vendiam um doce feito de rapadura e amendoim. Quando distraídas, algumas crianças corriam e roubavam o alimento. As mulheres então gritavam “pede, moleque, pede” para os meninos, e assim o bolo recebeu o nome tradicional. Acredita-se também que o nome foi dado devido à sua coloração escura, que se assemelhava aos pés das crianças que corriam descalças pelas ruas.

A receita original e histórica encontrada nos escritos de Gilberto Freyre é simples, pedindo apenas massa de mandioca para bolo (puba), açúcar (provavelmente rapadura), leite de coco, cravo, erva-doce e castanhas de caju picadas. “Essa preparação é uma combinação de ingredientes e técnicas dos colonizadores europeus portugueses com elementos da cultura indígena e africana, resultando em um sabor autenticamente brasileiro.”, comenta Tito ramalho, também professor do curso de Gastronomia da Faculdade FPB.

“Preparar o bolo pé-de-moleque em casa não é difícil”, Para harmonizar, uma boa e clássica xícara de café é a melhor pedida. Mas pode variar um pouquinho e optar por um cappuccino, um moccacino ou quem sabe um milk shake de doce de leite”, afirma Tito Ramalho. Ele compartilha a receita para fazer o bolo em uma forma de furo de 20cm:

Ingredientes: 

500g de massa de mandioca para bolo (puba)

3 ovos

250g de manteiga (1 ¼ xícara)

500g de açúcar mascavo (2 xícaras)

1 colher de sobremesa de cravo em pó (5g)

1 colher de sobremesa de erva-doce

1 colher de sobremesa de canela em pó

240ml de leite de vaca (1 xícara)

240ml de leite de coco

240ml de café forte (pode ser solúvel)

200g de castanha triturada

100g de amendoim triturado

1 pitada de sal

50g de castanhas inteiras para decorar

Instruções: 

Pré-aqueça o forno a 180°C.

Na batedeira, misture o açúcar, a manteiga e os ovos até obter uma mistura homogênea.

Adicione a massa de mandioca aos poucos, alternando


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Enem 2023: inscrições terminam nesta sexta

Enem 2023: inscrições terminam nesta sexta

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2023 – terminam nesta

Próximo
21/06/2023 Realidade comprovada: PMJP investe forte no Centro Histórico, mas IPHAN age para retardar e precisa se adequar

21/06/2023 Realidade comprovada: PMJP investe forte no Centro Histórico, mas IPHAN age para retardar e precisa se adequar

21/06/2023 Realidade comprovada: PMJP investe forte no Centro Histórico, mas

Você também pode se interessar
Fonte-+=