XX Concurso Paraíba Junino estreia com oito quadrilhas, em João Pessoa

O XX Concurso Paraíba Junino 2023 começou, nesta segunda-feira (12), com a apresentação de oito quadrilhas. E foi uma noite com representações belíssimas exaltando a cultura nordestina e toda a tradição junina. Nesta terça-feira (13), mais oito quadrilhas se apresentam.

O Festival, que envolve as juninas de todo o estado, segue até a sexta-feira (16), a partir das 19h.

“A primeira noite do Festival Estadual confirma a linha assertiva que nós tomamos de valorizar as culturas juninas em João Pessoa. Nós realizamos o Festival Municipal em uma estrutura muito bem organizada na Arena Almeidão que construímos só para isso. Estamos organizando o estadual de maneira que possamos estimular, valorizar e, sobretudo, colocar na perspectiva de futuro a cultura das quadrilhas juninas. A nossa ideia é exatamente essa, poder transformar João Pessoa numa referência nacional de quadrilhas juninas”, declarou o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves.

Ele diz que isso está sendo feito a partir de dois momentos: o estímulo local às juninas para que sejam criadas novas quadrilhas, a exemplo do que vem acontecendo em João Pessoa, que ganhou três juninas e tem mais quatro em processo de criação.

Além disso, atraindo outros eventos de grande porte como o concurso estadual, que agrega 31 quadrilhas juninas dos mais diversos municípios, entre eles, Santa Rita, Patos, Sousa, Campina Grande, Massaranduba, Alhandra.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

“Tem uma diversidade de experiências juninas muito grande no estado da Paraíba que nós estamos acolhendo em João Pessoa e isso é muito importante”, acrescentou.

Quadrilhas – O concurso é transmitido ao vivo pelo canal da Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa, no YouTube, e pode ser acessado no link https://www.youtube.com/@ligadasquadrilhasjuninasjp9863. Mas, nada como ver de perto a beleza das juninas.

Com o tema ‘Lua Cheia de Amor no Arraiá’, a primeira a se apresentar foi a quadrilha Rosa dos Ventos, do município de Junco do Seridó. Ela foi primeiro lugar na etapa Patos. Em seguida, foi a vez da junina Fazenda Chamego, de Logradouro, segundo lugar na etapa Brejo. O tema foi ‘Bença, meu velho Chico’, destacando os povos indígenas, os primeiros habitantes do Brasil.

O concurso seguiu com a Fazenda Lampião, quarta colocada no Festival de Quadrilhas Juninas de João Pessoa com o tema ‘Alegria’. Logo depois, mais uma de João Pessoa, a Sanfona Branca, quarto lugar na Capital, com o tema ‘Resistência’, lembrando nomes como Marielle, Margarida Maria Alves, Chico Mendes e Dorothy Stang.

A penúltima junina a se apresentar foi a Mistura Gostosa, de Campina Grande, que conquistou o segundo lugar na Rainha da Borborema. Finalizando a noite, a junina Cafundó, de Lagoa de Dentro, que foi terceiro lugar na etapa Brejo. A quadrilha levou o tema ‘Somos feitos de fases’. Para encerrar a noite, a atração musical foi o Vaqueiro Milcemar.

Duas quadrilhas não conseguiram se apresentar. Da cidade de Massaranduba, a junina Cheiro de Malícia, primeiro lugar na etapa Agreste, seria a quarta da noite, mas foi desclassificada por não chegar a tempo. Ainda assim, fez uma participação com o tema ‘É de dar água na boca’, já que o terceiro lugar na etapa Sousa, a junina Alegria de Matuto, não compareceu.

O XX Concurso Paraíba Junino 2023 é realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope) e em parceria Federação das Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba (Fequajune-PB) e Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa.

Público – Plena segunda-feira e forrozeiro que se preze não perde um evento de quadrilhas. O autônomo Lucas Moreira Maia foi conhecer a Arena Almeidão e se encantou. “Primeira vez que venho e estou achando a estrutura bacana, bem colorida, valorizando mais a cultura”, disse.

A estudante Beatriz Sousa também foi só elogios. “Estou achando o evento maravilhoso, as quadrilhas estão lindas, de parabéns, a organização em si. Está tudo muito lindo. Ainda estou descobrindo as quadrilhas”, declarou.

Integração – O trabalho é uma ação integrada da Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, envolvendo várias secretarias como a Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS), Meio Ambiente (Semam), Segurança Pública Municipal (Semusb), Mobilidade Urbana (Semob), Limpeza Urbana (Emlur), Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Cultura da Paraíba.

Este é o segundo ano em que o Festival de Quadrilhas Juninas acontece no estacionamento do estádio Almeidão. Desta vez, a estrutura recebe também o Festival Estadual de Quadrilhas Juninas, de 7 a 16 de junho. A Arena Almeidão ganhou mais espaço e tem capacidade para um público de 15 mil pessoas em quase 10 mil metros quadrados, com área de acessibilidade e praça de alimentação. Além do Camarim da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Programação – Nesta terça-feira (13), se apresentam as juninas Mistura Junina, de Guarabira, primeiro lugar na etapa Brejo; Ação Nordestina, de Pilar, segundo lugar na etapa Vale do Paraíba; Moleka 100 Vergonha, de Campina Grande, terceiro lugar da etapa Campina Grande; Luar, de Alhandra, segundo lugar na etapa Santa Rita – Região Metropolitana; Aconchego, de Ingá, terceiro lugar na etapa Vale do Paraíba; Paixão Nordestina, de Caldas Brandão, primeiro lugar na etapa Vale do Paraíba; Mocidade Junina, de Santa Rita, primeiro lugar em Santa Rita; Fazenda Brasil Caboclo, primeiro lugar etapa Sousa.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Comidas típicas: nutricionista dá dicas para aproveitar festa junina com mais saúde

Comidas típicas: nutricionista dá dicas para aproveitar festa junina com mais saúde

Nesta época do ano é praticamente impossível resistir às comidas típicas

Próximo
Ana Cláudia destaca relação amistosa entre Romero Rodrigues e o grupo do MDB

Ana Cláudia destaca relação amistosa entre Romero Rodrigues e o grupo do MDB

Foto: Paraibaonline A ex-secretária de Estado, Ana Cláudia Vital do Rêgo (MDB)

Você também pode se interessar
Fonte-+=