Com o apoio cultural da prefeitura de Duas Estradas, o jornalista, escritor e policial penal Josélio Carneiro de Araújo, vai lançar neste sábado dia 10, às 19h, na plataforma da Estação Ferroviária daquela cidade, o livro NOS TRILHOS DA MEMÓRIA – pare, olhe escute.
Josélio Carneiro, filho, neto e sobrinho de ferroviários, é um dos ativistas defensores do patrimônio e da memória ferroviária da Paraíba. A restauração e revitalização do complexo ferroviário de Duas Estradas é destaca na capa do livro e em um dos capítulos da obra. “Sem dúvida alguma a iniciativa da prefeita Joyce Renally em restaurar importante patrimônio da história de Duas Estradas, presenteia a cidade e ao povo, incluindo turistas, um dos parques ferroviários mais belos e autênticos do Nordeste. É por isto que esse feito está repercutindo nacionalmente”, declara o autor de NOS TRILHOS DA MEMÓRIA – pare, olhe, escute.
Um grupo de ativistas em defesa da memória e do patrimônio artístico, histórico e cultural do universo ferroviário paraibano planeja requer sessão especial na Assembleia Legislativa da Paraíba para lançar oficialmente o movimento e iniciar o debate pela recuperação de antigas estações ferroviárias hoje em ruínas. Além de Guarabira, estão abandonadas as estações de Pocinhos, Soledade, Alagoa Grande, Patos, dentre outras. “Acredito na força dos sonhos quando pessoas verdadeiramente se engajam numa causa e provocar a conscientização da sociedade civil e de prefeitos e demais políticos é o caminho nessa viagem nos trilhos da memória”, declara Josélio Carneiro, que apela para que os gestores municipais invistam na revitalização dessas antigas estações para que nelas funcionem bibliotecas, casas de cultura, por exemplo.
A prefeitura de Sousa iniciou recentemente as obras do que será o Parque da Estação. Um outro exemplo destacado no livro é a revitalização da estão de São João do Rio do Peixe, no Sertão, quando um grupo de pessoas lideradas pelo historiador e escritor Wlisses Estrela, através da ação Salve a Estação, e em seguida com o engajamento da prefeitura local, transformaram o prédio da antiga estação na monumental Estação das Artes. “Acredito que o prefeito de Guarabira deva ter algum projeto em andamento e vai presentear a população com um belo parque para a cidade”, destaca Josélio Carneiro.
A prefeita de Duas Estradas, Joyce Renally, explicou como aconteceu o processo de restauração e revitalização da estação de sua cidade, uma iniciativa de sua gestão. “Ao contrário de muitas cidades, foi a prefeita quem foi convencer o povo da importância da gente estar fazendo essa revitalização do nosso patrimônio histórico. Duas Estradas não conhecia a sua história. O povo de Duas Estradas não sabia, em certos momentos, não sabia nem qual era a sua bandeira. E por isso também, além da revitalização da nossa estação colocamos a nossa bandeira flamulando a 18 metros de altura, revitalizamos o armazém do complexo ferroviário, que, desde o ano passado a gente promove várias peças teatrais, vários momentos culturais que acontecem no armazém. Hoje a estação é a biblioteca municipal e em seu entorno há parque infantil, arborização e gramado, hoje é o local mais visitado da cidade, esse trabalho foi importante para a autoestima da população. Afinal, a gente não pode olhar para o nosso futuro se não conseguirmos valorizar o nosso passado”.
O livro NOS TRILHOS DA MEMÓRIA tem 224 páginas e 130 fotografias. Ao apresentar a obra em lançamento em março na Associação Paraibana de Imprensa – API – a historiadora e professora Albanisa Assunção, destacou que “É um livro de memórias, um livro de identidades e de biografias. Da sua biografia, da biografia da sua família e da biografia dos trilhos, das estações ferroviárias. Um livro que vai fomentar discussões propícias para o momento, para a história do qual Josélio se prontificou a historiocizar”.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM